A afirmação de Zelensky, presidente ucraniano, ocorreu em conferência na Suíça
Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 04/07/2022, às 11h38
Em conferência sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, juntamente a representantes de países aliados, realizada em Lugano, na Suíça, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky apontou a importância da reconstrução da Ucrânia para as relações globais. Segundo ele, o processo seria "a maior contribuição à paz mundial".
A reconstrução da Ucrânia é a tarefa comum de todo o mundo democrático e a maior contribuição à paz mundial", disse Zelensky em discurso exibido por videoconferência nesta segunda-feira, 4. A reunião abrigava, além de países aliados à Ucrânia, outras instituições internacionais.
O discurso de reconstrução do território ucraniano ao fim do conflito é motivado especialmente pelo controle da região de Luhansk, que ocorreu após a conquista da cidade estratégica de Lysychansk — controlada por separatistas pró-Rússia desde 2014 —, que ocorreu no último domingo, 3. Ambas as cidades fazem parte da bacia industrial de Donbass, que a Rússia quer dominar completamente.
De acordo com o governador da região de Luhansk, Serguei Gaidai, no momento da invasão russa a cidade estava em chamas e os soldados estariam "atacando a cidade com táticas inexplicavelmente brutais", como disse em seu Telegram, de acordo com a UOL. O exército russo agora concentra seus esforços nas cidades de Sloviansk e Kramatorsk, mais a oeste, para garantir o controle completo da região.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, parabenizou nesta segunda-feira as tropas russas pela "libertação" da região de Luhansk, o que seria um marco significativo para Moscou em sua campanha militar na Ucrânia.
Sergei Shoigu, ministro de defesa russo, disse em reunião televisionada que as tropas envolvidas na operação realizada na região de Luhansk deveriam descansar, complementando a fala de Putin. Contudo, acrescentou que as outras unidades militares devem seguir lutando.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro