Padre alegou que preferiu a água por conta do calor e que "foi lindo"
Redação Publicado em 28/07/2022, às 19h45
O padre italiano Don Mattia Bernasconi está sendo investigado pela Igreja Católica, para que sua conduta seja apurada após o religioso ter decidido celebrar uma missa dentro do mar no último domingo, 24.
Após intensas ondas de calor no país, os moradores da Itália precisaram encontrar maneiras de amenizar a situação e uma solução usual é ir à praia. Acontece que o padre Don Mattia Bernasconi resolveu unir o útil ao agradável transformando o local também num "templo religioso".
Non si era mai visto.Don Mattia Bernasconi,il prete che,ha celebrato messa in mare a Crotone,risulta iscritto nel registro degli indagati. La Procura di Crotone indaga sulla celebrazione su un materassino gonfiabile. “Chiedo scusa,non era mia intenzione banalizzare l'Eucarestia”. pic.twitter.com/yYiqXn4kNM
— Franco Scarsella (@FrancoScarsell2) July 27, 2022
O padre celebrou uma missa sem camisa e dentro do mar, além de ter utilizado uma boia como altar. Ele estava acompanhado de estudantes do ensino médio que junto dele estavam reunidos para um acampamento.
Don Mattia Bernasconi é vice-pároco da pastoral juvenil da paróquia de San Luigi Gonzaga, em Milão, e está sendo investigado. A Igreja Católica abriu uma investigação para apurar sua conduta.
Em comunicado publicado em seu site, a arquidiocese de Crotone condenou a atitude do padre e escreveu em seu site: "A celebração eucarística tem uma linguagem particular, é feita com gestos e símbolos que é justo respeitar e valorizar. Não devem ser renunciados com tanta superficialidade. É necessário manter esse mínimo de decoro e atenção aos símbolos".
Don Mattia Bernasconi divulgou sua carta de desculpas enviada à arquidiocese.
"Os símbolos são fortes, é verdade, e são eloquentes. Houve uma certa ingenuidade em não lhes dar o devido peso. Peço humildes desculpas do fundo do meu coração pela confusão causada pelas imagens divulgadas na imprensa", afirmou ele
Como informado pelo portal UOL, os jovens voluntários e o padre presente no acampamento, estavam sem lugar para celebrar a missa devido ao calor intenso. Eles pensaram em usar o pinhal do parque de campismo, mas esse já estava ocupado, então tiveram a ideia de realizar a celebração na praia.
"Estava muito quente, por isso dissemos a nós próprios: por que não na água? Uma família nos ouviu e nos deu seu colchão inflável, que transformamos em altar. Foi lindo, mesmo que a gente tenha ficado queimado com o sol", explicou o padre.
O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro