Daryl Hannah fez saudação ucraniana na premiação - Getty Images
Oscar 2025

Oscar: Atriz ucraniana faz saudação nacionalista em apoio ao país

Ao subir ao palco, Daryl declarou: "Slava Ukraini", expressão que significa "Glória à Ucrânia" e é lema das forças armadas e nacionalistas ucranianos

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 03/03/2025, às 11h15

Daryl Hannah, conhecida por interpretar Elle Driver em "Kill Bill", aproveitou sua participação no Oscar para manifestar apoio à Ucrânia. A atriz apresentou a categoria de melhor edição e também foi homenageada por seu papel no clássico dirigido por Quentin Tarantino.

Ao subir ao palco, Daryl declarou: "Slava Ukraini", expressão que significa "Glória à Ucrânia" e é o lema das forças armadas e nacionalistas ucranianos. Ela também elogiou a resistência das forças ucranianas em meio ao conflito com a Rússia, sendo calorosamente aplaudida pela plateia.

Esse gesto ocorre em um momento sensível nas relações entre Estados Unidos e Ucrânia, especialmente após as negociações do presidente Donald Trump com a Rússia para encerrar a guerra, o que gerou preocupações de que a Ucrânia pudesse ser deixada de lado.

Outras manifestações

Hannah não foi a única personalidade a aderir a protestos políticos na cerimônia. Ao vencer na categoria de melhor roteiro adaptado por "Conclave", Peter Straughan subiu no palco do Teatro Dolby usando duas tarjas, nas cores amarela e azul, na lapela do paletó: clara alusão ao país do Leste Europeu.

A guerra em Gaza entre Israel e Hamas também não deixou de ser abordada. Vencedores da categoria melhor documentário por "No Other Land", os diretores Yuval Abraham e Basel Adra — israelense e palestino, respectivamente — relembraram o conflito em seu discurso, e clamaram por uma solução pacífica e permanente.

Os cineastas também criticaram a postura anti-imigracionista do presidente Donald Trump, ao afirmarem que a guarda de fronteira dos EUA está "bloqueando caminhos".

Israel Estados Unidos guerra Palestina Rússia notícias Ucrânia Kill Bill Oscar filmes Gaza Trump Daryl Hannah Hamas

Leia também

Dezenas de esqueletos são encontrados durante obras públicas em Bruxelas


Arqueólogos encontram antiga cidade egípcia e jarro com nome de filha de Nefertiti


Galáxia morta mais antiga e distante é encontrada pelo James Webb


Retirada da estátua de líder indígena em praça de Niterói chama a atenção de moradores


'Portão dos Deuses' em montanha peruana pode revelar antiga civilização


Pirâmide submersa intriga cientistas e pode reescrever a história da civilização