A torre Eiffel com os anéis olímpicos - Getty Images
Olimpíadas

Olimpíadas: Confira o que acontece com os equipamentos utilizados no evento

Colchões, móveis e até mesmo a areia utilizada nos jogos de vôlei de praia serão reutilizados após os Jogos Olímpicos de Paris

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/08/2024, às 17h55

Ao longo das décadas, as Olimpíadas têm sido frequentemente criticadas como um “desperdício monumental”, com estádios inteiros muitas vezes abandonados e degradando após a conclusão dos eventos. No entanto, Paris se comprometeu a adotar uma abordagem diferente. 

Em vez de construir novas infraestruturas, a cidade usou locais temporários e exigiu que os fornecedores sugerissem uma “segunda vida” para os equipamentos fornecidos, que vão desde bolas de tênis até a areia para o vôlei de praia.

Antes de encomendar qualquer coisa, pensamos no que essa coisa se tornaria depois", afirmou Georgina Grenon, diretora de sustentabilidade de Paris 2024, à AFP.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, o primeiro passo foi fazer um inventário de tudo o que era necessário para o maior espetáculo do mundo. “É semelhante a organizar um casamento. Se você sabe que terá 100 convidados, então precisa de dez mesas, 100 cadeiras, e assim por diante,” explica a diretora.

Segunda vida

No início do processo de aquisição, sempre que os organizadores de Paris-2024 lançavam uma licitação, ela incluía uma cláusula exigindo que os fornecedores apresentassem um plano para a “segunda vida” de seus produtos.

“Fizemos isso para que eles pudessem entender que não estávamos apenas procurando comprar um objeto. Então, cabia a eles nos propor o melhor modelo”, acrescentou Grenon.

Muitas das instalações e equipamentos utilizados nas Olimpíadas serão imediatamente transferidos para as Paralimpíadas, que ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro. Após esse período, eles serão destinados a “novos lares”. Por exemplo, a areia extrafina usada na quadra de vôlei de praia em frente à Torre Eiffel, um dos locais mais icônicos dos Jogos, foi prometida a um clube na região de Paris.

Grenon também afirmou que o comitê organizador garantiu planos de reutilização para 90% dos seis milhões de itens, com acordos finais sendo negociados para o restante. Parte dos planos inclui oferecer aos fãs a chance de adquirir souvenirs, como as bandeiras usadas durante as cerimônias de premiação ou as tochas utilizadas no revezamento antes dos Jogos.

objetos equipamentos Jogos Olímpicos de Paris segunda vida

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos