Francisco e Garon Maia, que faleceram em acidente - Reprodução / Redes Sociais / Facebook
Avião

O que se sabe sobre o caso do pai que morreu com o filho em queda de avião

Durante passeio de férias, o garoto e o pai faleceram; madrasta também morreu dias depois da tragédia

Redação Publicado em 03/08/2023, às 16h35 - Atualizado em 06/08/2023, às 09h33

Na última semana, uma tragédia chamou a atenção após as vítimas de um triste acidente de avião serem reveladas. Pai e filho foram identificados como os mortos da queda de uma aeronave bimotor, que caiu em uma área de mata fechada entre Mato Grosso e Rondônia. Garon Maia, 42, e o filho de 11 anos, Francisco Veronezi Maia, faleceram no acidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave, um Beechcraft Baron 58, decolou do aeroporto de Vilhena, em Rondônia e minutos depois, acabou desaparecendo do radar. Na última segunda-feira, 31, o Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciou uma força-tarefa para identificar o que pode ter causado a queda do avião.

Garon era pecuarista e tinha experiência como piloto de avião de pequeno porte, e havia decidido fazer um passeio com o filho, conhecido como Kiko. O destino da então aventura era a fazenda Uberaba, localizada em Comodoro. No entanto, o avião perdeu sinal depois de 25 quilômetros da decolagem, ou seja, cerca de oito minutos após a partida.

Os bombeiros informaram que o impacto da queda foi forte na região popularmente conhecida como Cachoeira das Cavernas, e que moradores do local ouviram o estrondo causado pela aeronave ao encontrar o solo, de acordo com informações do G1.

O vídeo

Nas redes sociais, um vídeo que mostrava Francisco com um homem antes da queda do avião chamou atenção por um detalhe: Na filmagem, o menino de apenas 11 anos aparece pilotando a aeronave. Ainda não se sabe o que aconteceu e o que causou a queda do bimotor, mas, segundo a legislação brasileira, é necessário ser maior de idade, possuir um cadastro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o ensino médio completo para poder pilotar um avião.

O avião em questão é o mesmo que caiu no último final de semana, mas a data do vídeo não foi comprovada, o que indica que pode ser que a gravaçãonão seja do mesmo dia do acidente. O vídeo foi feito por um homem que está no banco do copiloto e exibe o bimotor já alinhado para a decolagem em uma pista de terra.

O homem, então, confere se tudo está pronto e pede para o menino acelerar a aeronave. Em certo momento, o adulto até aparece bebendo uma cerveja. 

Morte da esposa

Outro desdobramento que chama atenção no caso é que a esposa de Garon, Ana Paula Pridonik Silva, faleceu na última terça-feira, 1º, em Campo Grande. A madrasta de Francisco tinha somente 27 anos e foi encontrada em casa por alguns familiares. Ela estava ferida e o socorro foi acionado. A morte da mulher foi constatada às 14h50, na Santa Casa de Campo Grande, no mesmo dia do enterro do pai e do enteado.

Ana Paula Pridonik Silva, esposa de Garon Maia - Crédito: Reprodução / Redes Sociais / Facebook

 

A causa da morte ainda não foi divulgada pelos familiares de Ana Paula, de acordo com a Polícia Civil, via G1.

queda morte aeronave avião piloto Cerveja tragédia acidente caso vídeo pai anos filho madrasta 11 Resumo pecuarista

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro