Escritor britânico, conhecido por "Sandman", é alvo de denúncias por comportamento predatório e manipulação; confira detalhes
Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/01/2025, às 19h31
Um dossiê explosivo publicado pela revista norte-americana Vulture nesta segunda-feira, 13, trouxe à tona graves acusações de abuso sexual contra o escritor britânico Neil Gaiman.
Oito mulheres, entre elas ex-funcionárias e fãs, relatam ter sido vítimas de comportamentos predatórios e manipulação por parte do autor, conhecido por obras como "Coraline" e "Sandman", adaptação de sucesso da Netflix.
As denúncias, que abrangem um período de 1986 a 2022, descrevem um padrão de comportamento de Gaiman em que ele supostamente forçava as mulheres a praticar atos sexuais, muitas vezes sob a justificativa de práticas BDSM (Bondage, Disciplina, Sadismo, Masoquismo), sem o consentimento prévio e adequado das vítimas. A maioria das mulheres tinha entre 20 e 22 anos nos momentos em que os abusos ocorreram, sendo a mais jovem delas com 18 anos.
Um dos relatos mais detalhados é o de Scarlett Pavlovich, que trabalhou como babá para o filho do escritor. Ela afirma ter sido agredida sexualmente por ele em diversas ocasiões, incluindo um episódio em que ele a teria forçado a ter relações sexuais usando manteiga como lubrificante. Outro caso citado é o de Katherine Kendall, que conheceu o britânico como fã e alega ter sido assediada por ele em seu ônibus de turnê.
A defesa de Neil, por sua vez, não nega a existência das relações sexuais, mas afirma que todas foram consensuais. O escritor alega que as acusações são falsas e que as relações foram construídas com base em consentimento mútuo.
A publicação do dossiê pela revista Vulture gerou grande repercussão nas redes sociais e na mídia especializada. A comunidade literária e os fãs de Gaiman se dividem entre aqueles que acreditam nas acusações e defendem as vítimas, e aqueles que defendem a presunção de inocência do escritor até que sua culpa seja comprovada em um tribunal de justiça.
É importante ressaltar que as acusações contra Neil Gaiman ainda não foram provadas judicialmente. O caso segue em investigação e a Justiça terá a palavra final sobre a culpabilidade do escritor.
Leia também: Conheça o universo de Neil Gaiman através de 5 obras de sua autoria
A descoberta histórica feita na perna de uma estátua na Alemanha
Jornal francês revolta brasileiros ao criticar Fernanda Torres em "Ainda Estou Aqui"
Saiba quando lança 'Vitória', filme estrelado por Fernanda Montenegro
Kate Middleton: Confira o atual estado de saúde da princesa de Gales
Turista silencia caixa de som em praia no Brasil utilizando aparelho proibido
Influenciadora é mordida por macaco na Tailândia e gasta R$ 7 mil em remédios