Quadro de Pedro Américo sobre a Independência do Brasil - Domínio Público
Independência

O papel da elite no processo de Independência do Brasil

O historiador Rodrigo Trespach lança seu livro ‘Às Margens do Ipiranga’ em comemoração aos 200 anos da Independência

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/09/2022, às 15h47 - Atualizado em 05/09/2023, às 16h25

Em 7 de setembro, é comemorado o dia da Independência do Brasil, marcando o aniversário da data histórica. Na ocasião, Dom Pedro I marcou, com o grito da Independência, o sonho de uma nação livre.

A libertação de Portugal foi significativa para muitos quesitos, na época, e muito se sabe sobre o país pós-independência, o que poucos sabem era a situação econômica e social que levou ao fatídico ato.

No ano passado, em entrevista exclusiva, o historiador e escritor Rodrigo Trespach explicou como era a economia da época e quais eram os conflitos sociais que resultaram na necessidade da realização de um movimento que visava liberdade.

A elite brasileira

Como a Independência foi um processo pensado de modo coletivo, o historiador também ressaltou qual foi o importante papel da elite brasileira para a decisão da ação que mudou o rumo do país.

Além disso, Trespach revelou alguns detalhes sobre as datas que eram comemoradas antes de o país deixar Portugal, que eram derivadas da influência do reino português no Brasil.

Em seu mais novo livro, ‘Às Margens do Ipiranga’, que contém o selo da Aventuras na História, o escritor revela esse e outros detalhes do processo da Independência. Confira abaixo o trecho da entrevista com Rodrigo Trespach:

Brasil Independência escritor livro obra historiador Elite bicentenário 'Rodrigo Trespach'

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II