Capa do livro "Sissi e o último brilho de uma dinastia" e imagem da série "A Imperatriz" - Reprodução / Divulgação/Netflix
A Imperatriz

O livro que você precisa ler após assistir 'A Imperatriz', da Netflix

Se a série "A Imperatriz" despertou seu interesse por Elisabeth da Áustria, este livro revela a verdadeira história da imperatriz; confira!

Redação Publicado em 06/12/2024, às 11h51

Se a série "A Imperatriz", da Netflix, despertou seu fascínio por Elisabeth da Áustria – também conhecida como Sissi – há um livro que aprofunda a verdadeira história por trás dessa icônica imperatriz.

"Sissi e o último brilho de uma dinastia: Uma breve história não contada dos Habsburgos", de Paulo Rezzutti e Cláudia Thomé Witte / Crédito: Reprodução

Sissi e o último brilho de uma dinastia: Uma breve história não contada dos Habsburgos", dos pesquisadores Paulo Rezzutti e Cláudia Thomé Witte, é uma leitura indispensável para quem deseja ir além da ficção e explorar as nuances da vida dessa figura histórica, bem como os bastidores de sua dinastia.

Sissi, batizada Elisabeth Amália Eugênia, nasceu na noite de Natal de 1837, sendo a quarta dos nove filhos do duque Maximiliano da Baviera e da duquesa Ludovica.

Desde cedo, preferia a liberdade da vida ao ar livre, compartilhando do espírito informal do pai, enquanto a mãe concentrava seus esforços na educação esmerada da primogênita, Helena.

Ela desfrutou de uma juventude relativamente desregrada, até o noivado repentino com Franz Joseph, imperador da Áustria, mudar completamente sua trajetória. Sem nunca ter sido preparada para a rigidez da corte dos Habsburgos, ela trocou a liberdade pela opressiva etiqueta imperial.

Além da ficção

O livro, além de detalhar esse contraste marcante na vida de Sissi, investiga como sua beleza e personalidade encantadora transformaram-na em uma celebridade mundial ainda em vida.

Tragicamente, seu destino foi permeado por dores e desafios que a tornaram uma figura mítica após sua morte. A obra também se destaca por trazer uma ampla coleção de imagens históricas, enriquecendo a narrativa e transportando o leitor para o universo do século XIX.

Enquanto a série explora o drama e o romance na vida da imperatriz, o livro revela sua trajetória real, questionando quem foi, de fato, essa mulher que há quase dois séculos inspira óperas, balés, filmes e séries.


Adquira "Sissi e o último brilho de uma dinastia: Uma breve história não contada dos Habsburgos" pela Amazon, clicando aqui.

Mundo História curiosidades livro Paulo Rezzutti Sissi A Imperatriz Elisabeth da Áustria Franz Joseph Cláudia Thomé Witte Sissi e o último brilho de uma dinastia: Uma breve história não contada dos Habsburgos

Leia também

Gramado: O que se sabe sobre a queda de avião que matou passageiros?


Stonehenge: A nova teoria sobre a origem e o propósito da Pedra do Altar


Tieta: Corte na abertura da novela decepciona Hans Donner


Acidente de ônibus deixa ao menos 10 mortos no Irã


No futuro, robôs poderão dizer como você está se sentindo a partir do suor


'Terrorista mais sexy da Rússia' é condenada após suposta sabotagem pró-Ucrânia