Tribunal dos EUA decidiu que a plataforma de streaming deverá responder a uma ação de difamação; entenda
Penélope Coelho Publicado em 31/01/2022, às 09h35
Na última semana, um tribunal dos Estados Unidos decidiu que a gigante do streaming Netflix deverá responder a um processo por difamação em decorrência de uma cena exibida em uma das séries de maior sucesso da plataforma: ‘O Gambito da Rainha’ (2020).
A ação em questão foi movida pela campeã de xadrez, Nona Gaprindashvili, que pede R$ 25 mil em reparações. A enxadrista questiona uma cena do último episódio do seriado, em que é mencionada. Apesar de ser uma série de ficção, ‘O Gambito da Rainha’ traz algumas figuras reais.
De acordo com informações publicadas pela CNN, na cena em questão, a personagem principal, Beth Harmon, participa de uma competição na União Soviética. Nos comentários do torneiro é possível ouvir a seguinte frase:
“A única coisa incomum em Harmon é seu gênero. E mesmo isso não é novidade para os russos. Há Nona Gaprindashvili, mas ela é campeã feminina e nunca enfrentou homens.”
Segundo revelado na reportagem, a defesa de Gaprindashvili argumenta que a primeira mulher a conquistar o título de Grande Mestre do Xadrex, em 1978, sofreu muito preconceito no meio.
Os advogados afirmam que a produção cometeu um erro factual, já que na época mencionada, a enxadrista que tem atualmente 80 anos, teria enfrentado 59 adversários masculinos em partidas oficiais.
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos