Timothy Louis Hale-Cusanelli caracterizado de Hitler - Divulgação / Vídeo / NBC News
Hitler

Nazista que se vestia de Hitler é condenado por invadir o Capitólio, em janeiro

Timothy Hale-Cusanelli se caracterizava como Hitler e foi um dos primeiros a invadir o local

Redação Publicado em 23/09/2022, às 17h07

Timothy Louis Hale-Cusanelli costumava se caracterizar como Hitler e participou da invasão do Capitólio em janeiro de 2021, tentando impedir a certificação da vitória eleitoral do presidente americano Joe Biden sobre Donald Trump.

Por conta disso, ele foi condenado a 4 anos prisão, além de ter que pagar uma multa de US$ 2 mil (aproximadamente R$ 10mil). De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o jornal norte-americano The New York Times, o homem estava trabalhando como segurança em uma estação naval em Nova Jersey, quando se juntou à multidão que invadiu o Capitólio.

Assim que começou a invasão, Timothy foi um dos primeiros a entrar no local. O réu fez declarações depreciativas e ofensivas sobre os policiais do Capitólio, dizendo que uma “revolução” estava chegando. Ele permaneceu dentro do prédio por quase 40 minutos.

Acusação interior

O homem foi condenado por 5 acusações criminais em um julgamento em maio, incluindo obstrução da certificação dos resultados das eleições de 2020, que ocorreu em 6 de janeiro, em uma sessão conjunta do Congresso. O juiz Trevor N. McFadden, que emitiu a sentença, disse que seu caso se destacou por "motivação racista e antissemita”.

Segundo o Uol, Louis tinha uma autorização secreta de segurança no momento do ataque, e se defendeu alegando que não sabia do que se tratava a reunião no Capitólio. O juiz apontou que a versão dele, que não fazia sentido, era uma "mentira risível" e uma "tentativa óbvia de evitar a responsabilidade”.

Estados Unidos nazista multa preso capitólio 'Hitler'

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião