Cruzeiro da MSC Cruise - Getty Images
Animais

Navio de cruzeiro atraca em Nova York com baleia morta na proa

Animal era uma baleia-sei, uma das maiores baleias que existe, ameaçada de extinção; incidente aconteceu no último sábado, 4

Éric Moreira Publicado em 09/05/2024, às 13h05

No último sábado, 4, um navio de cruzeiro chegou no porto de Nova York, nos Estados Unidos, carregando uma carga inesperada e bastante triste em sua proa: uma baleia morta. Este caso pode ser visto como mais um infeliz incidente que denota o impacto que as grandes embarcações podem ter na vida marinha.

Conforme descrito pelo The Guardian, o cadáver da baleia tinha 14 metros de comprimento, e pertencia a uma baleia-sei. Essa espécie, uma das maiores do mundo, é considerada ameaçada de extinção, e a criatura estava presa à proa do navio quando chegou ao porto de Brooklyn, segundo um porta-voz de pesca da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, Andrea Gomez, à NBC.

Ilustração de uma baleia-sei / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

O barco envolvido no caso se chama Meraviglia, que atracou em Nova York antes de partir rumo à Nova Inglaterra e, depois, ao Canadá. Ele pertence à MSC Cruise, uma empresa sediada em Genebra.

Investigação

Conforme comunicado pelos responsáveis pela empresa de cruzeiros, o incidente foi notificado "imediatamente às autoridades competentes, que estão agora a realizar um exame da baleia". Eles também acrescentam que a empresa possui regulamentos para evitar colisões com baleias e outros animais marinhos, e lamentou o ocorrido:

Estamos profundamente tristes com a perda de qualquer vida marinha".

Agora, a baleia é objeto de investigação, que pretende determinar a causa da morte, se foi de fato a colisão com o navio ou se ela já estava morta quando foi atingida. Vale mencionar que a espécie, baleia-sei, é protegida por lei, em risco de extinção.

Estados Unidos Mundo morte notícias tragédia Baleia cruzeiro

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro