A agência espacial nunca havia ficado tanto tempo sem trocar sinais com a nave de 43 anos de idade
Ingredi Brunato Publicado em 05/11/2020, às 14h30
NASA recentemente retomou contato com uma de suas espaçonaves mais antigas, após um recorde de quase oito meses de silêncio. Voyager 2, que foi lançada no espaço em 1977, está atualmente a 18,7 bilhões de quilômetros da Terra, podendo ser considerado o objeto de construção humana mais distante do planeta.
A razão por trás do intervalo sem trocar sinais de rádio não foi nada extraordinário e sim uma questão técnica: a Deep Space Station 43 ( DSS-43), única antena do mundo que é capaz de se comunicar com a nave, precisou ser desligada para manutenção no fim de março deste ano.
O procedimento, que trocou as peças da antena pra outras mais modernas, ainda não está terminado, todavia, avançou o suficiente para que fosse realizado um teste preliminar. Felizmente, o contato com a Voyager 2, que hoje em dia nem está mais dentro do Sistema Solar, foi retomado com sucesso.
“A agência tomou a decisão de conduzir essas atualizações para garantir que a antena possa continuar a ser usada para missões atuais e futuras. Para uma antena de quase 50 anos, é melhor ser proativo do que reativo com manutenção crítica.” explicou Philip Baldwin, gerente de operações do programa de Comunicações e Navegação Espacial da NASA, segundo apurado pelo UOL.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço