Imagem ilustrativa da bandeira LGBTQIAP+ - Getty Images
Rússia

Na Rússia, jornalista é condenado sob lei que pune ‘propaganda gay’

Jornalista terá que pagar multa, segundo a condenação desta terça-feira, 12

Redação Publicado em 12/07/2022, às 17h53

Nesta terça-feira, 12, Iuri Dud, jornalista de 35 anos, foi condenado a pagar uma multa de 120 mil rublos (cerca de R$ 11 mil), no âmbito de lei que a cidade de Moscou utiliza para punir o que considera “propaganda gay”. O homem já estava há um tempo no radar das autoridades.

Iuri é famoso na mídia russa por falar sobre política, produzindo conteúdo com esse teor, nem sempre favorável ao governo de Vladimir Putin. Depois que se opôs publicamente à invasão da Ucrânia e de ter se referido a ela como um “frenesi imperial”, ele foi considerado pelo Ministério da Justiça um “agente estrangeiro”.

Em 2021, ele foi condenado a pagar uma multa de 100 mil rublos, o equivalente a R$ 9.000, por “propaganda de drogas”.  De acordo com o advogado Pavel Tchikov, a decisão divulgada nesta terça é referente a uma entrevista concedida à Dud por um artista que é abertamente homossexual, no canal do jornalista no Youtube. Segundo Tchikov, a entrevista não falava sobre sexualidade.

A condenação

O jornalista é de grande fama no país. Seu canal no Youtube possui mais de 10 milhões de inscritos.  A condenação de Dud acontece um dia após os parlamentares da Rússia apresentarem uma proposta que amplia o escopo da lei que pune o que eles consideram “propaganda gay”.

Em resumo, essa propaganda engloba tudo o que se difere dos comportamentos considerados tradicionais. As regras estão em vigor desde 2013 e possui o pretexto de proteger as crianças, porém, a ideia é estendê-las para os adultos também, segundo a Folha de S. Paulo.

Rússia dinheiro jornalista condenação multa propaganda gay

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião