Sepultado em um túmulo murado, o homem pertenceu à tribo dos Avar, um grupo de conquistadores da Eurásia
Pamela Malva Publicado em 04/05/2020, às 09h00
Explorações no cemitério da cidade de Vinkovci, na Croácia, revelaram restos de um guerreiro Avar datados da Idade Média. Enterrado em um túmulo murado, o esqueleto passou por um antigo ritual de sepultamento da época.
Inicialmente, a sepultura foi descoberta por trabalhadores que estavam expandindo lotes do cemitério. Agora, segundo arqueólogos do museu da cidade, o esqueleto foi encontrado ao lado de um cinto funcional — o conjunto remonta ao fim do século 7.
Além da tumba murada, os cientistas croatas também encontraram um túmulo comum feito de terra. Nele, outro guerreiro Avar foi enterrado com seu cavalo e singulares ornamentos de freio.
Na época, ávaros eram tidos como nômades conquistadores originais da Eurásia. Em grupos, chegaram à Europa por volta do século 6 d.C., quando tomaram e se instalaram em outras tribos nômades.
De acordo com Anita Rapan-Papesa, arqueóloga responsável pela equipe de cientistas croatas, a descoberta é bastante valiosa. Seu time, entretanto, tem mais cinco sepulturas Avar para explorar enquanto estudam os restos encontrados.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro