Estátua Ted Roosevelt - Wikimedia Commons
EUA

Museu de História Natural de Nova York decide retirar estátua de Theodore Roosevelt

O monumento é conhecido por difundir um ideário em relação a negros e indígenas; bisneto do presidente concordou com a medida

André Nogueira Publicado em 22/06/2020, às 12h29

Em meio aos diversos protestos que tomam os EUA em relação às homenagens a figuras ligadas ao escravismo na História do país, o Museu de História Natural de Nova York decidiu retirar a estátua do presidente Theodore Roosevelt na entrada do prédio, que é disposta numa forte significação de superioridade branca. O monumento retrata o político sobre um cavalo subjugando um índio e um negro em um nível baixo.

Foi informado que o museu entrou em contato com o prefeito da cidade, Bill de Blasio, com o informe do pedido de remoção, que foi aceito. O evento ocorre em benefício das demandas das manifestações que ocorrem no país desde a morte de George Floyd no Minnesota, abordando a questão do racismo.

"Enquanto nos esforçamos para avançar na busca apaixonada de nossa instituição, nossa cidade e nosso país por justiça racial, acreditamos que a remoção da estátua será um símbolo de progresso e de nosso compromisso para construir e sustentar uma comunidade do museu inclusiva e equitativa e uma sociedade mais aberta", afirmou Ellen Futter, presidente do museu, em um comunicado.

Estátua de Thodore Roosevelt / Crédito: Wikimedia Commons

 

A estátua em questão é considerada por muitos um símbolo da lógica colonialista e racista que, inclusive, marcou o governo do presidente conservador entre 1901 e 1909. O bisneto do político concordou com a decisão: "O mundo não precisa de estátuas, relíquias de outra época, que não refletem os valores da pessoa que desejam homenagear nem os valores de igualdade e justiça".

Segundo o prefeito de Nova York, "O Museu Americano de História Natural pediu para remover a estátua de Theodore Roosevelt porque apresenta explicitamente negros e indígenas como subjugados e racialmente inferiores. A cidade apoia a solicitação do museu" (como afirma em comunicado oficial).

racismo EUA estátua museu Theodore Roosevelt

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II