Fachada do Museu da História do Gulag - Getty Images
Rússia

Museu de História do Gulag é fechado na Rússia por questões de segurança

O museu abriga documentos e objetos pessoais de prisioneiros do gulag, com o objetivo de conscientizar sobre os horrores da repressão política

Redação Publicado em 14/11/2024, às 15h28

O Museu de História Gulag, premiado por preservar a memória das vítimas do sistema de campos de trabalho forçado da era soviética, anunciou seu fechamento repentino nesta quinta-feira, 14.

Oficialmente, o encerramento foi atribuído a supostas violações de normas de segurança contra incêndios. No entanto, críticos afirmam que a medida é parte de uma campanha do Kremlin para reprimir instituições independentes que confrontam a narrativa oficial sobre o passado soviético, de acordo com o The Guardian.

Fundado em 2001, o museu abriga uma extensa coleção de documentos, fotografias e objetos pessoais de prisioneiros do gulag, com o objetivo de conscientizar sobre os horrores da repressão política. Em 2021, recebeu o Prêmio Museu do Conselho da Europa por seu trabalho em manter viva a memória histórica.

Repressão

A decisão ocorre em um contexto de repressão crescente na Rússia, onde preocupações com segurança têm sido frequentemente usadas como pretexto para fechar organizações culturais independentes. Nos últimos anos, o governo de Vladimir Putin tem reescrito aspectos da história soviética, destacando a vitória na Segunda Guerra Mundial e minimizando os abusos dos campos de trabalho forçado.

História Rússia Moscou campos de trabalho forçado museu Gulag fecha

Leia também

Mulher faz descoberta inusitada após inseto pousar em sua bolsa


Califórnia: Família tem surpresa ao identificar barulho estranho


Brasileiro recria face de jovem que viveu no Egito Antigo


Tempestade inclinou navio a 45 graus e gerou pânico entre passageiros


Museu Britânico recebe doação recorde de R$ 7 bilhões em cerâmica chinesa


'Gladiador': Paul Mescal revela desejo de continuar na franquia