A icônica reunião entre as duas recordistas aconteceu em um chá da tarde no The Savoy Hotel, durante o 20º Dia Anual do Guinness World Records
Giovanna Gomes Publicado em 22/11/2024, às 07h26
As mulheres mais alta e mais baixa do mundo se reuniram em um encontro promovido pelo Guinness World Records, descrito como "icônico". A reunião aconteceu em um chá da tarde no The Savoy Hotel, em Londres, durante o 20º Dia Anual do Guinness World Records. Rumeysa Gelgi, a mulher mais alta viva, com 2,15 metros, e Jyoti Amge, a menor mulher viva com mobilidade, que mede 62,8 centímetros, encontraram-se pela primeira vez para um luxuoso "dia das meninas".
Com uma diferença de altura de 1,5 metro, as duas compartilharam experiências de vida e interesses em comum, como moda e autocuidado.
"Econtrar Jyoti pela primeira vez foi maravilhoso. Ela é a mulher mais linda. Eu estava esperando para conhecê-la há muito tempo", declarou Rumeysa, de acordo com o portal UOL. Apesar da dificuldade em fazer contato visual, elas aproveitaram a oportunidade. "Estou acostumada a olhar para cima e ver pessoas mais altas do que eu", comentou Jyoti, "mas fiquei muito feliz em olhar para cima hoje e ver a mulher mais alta do mundo".
Durante o encontro, ambas receberam os certificados oficiais do Guinness, em placas azuis e douradas que celebram seus recordes. Jyoti expressou sua alegria ao afirmar: "Não consigo explicar o quanto estou feliz". Já Rumeysa destacou a emoção de estar entre artistas e atletas que sempre admirou, descrevendo a experiência como "indescritível".
Rumeysa, de 27 anos, é turca e ganhou reconhecimento global devido à sua altura, resultado da rara síndrome de Weaver, que causa crescimento ósseo excessivo. Além de ser a mulher mais alta, ela detém outros recordes, como as maiores mãos e o dorso mais longo de uma mulher viva. Recentemente, Rumeysa foi tema do documentário "Walking Tall", que narra sua jornada de conscientização sobre sua condição genética.
Jyoti, que completará 31 anos em 16 de dezembro, é natural de Nagpur, na Índia. Sua altura é consequência da acondroplasia, uma condição genética que impacta o crescimento ósseo. Reconhecida como a adolescente mais baixa do mundo em 2009, ela recebeu o título de menor mulher viva em 2011 e também é a atriz mais baixa de todos os tempos, após participar de American Horror Story: Freak Show.
Crime cinematográfico? Italiano é ameaçado com cabeça de cavalo
Pássaro desaparecido há quase 30 anos é declarado oficialmente extinto
Brasileiros boicotam 'Gladiador 2' após entrevista de Denzel Washington
Esmeralda Bahia: entenda o impasse envolvendo joia rara brasileira
'Rei Pelé': Saiba mais sobre exposição imersiva em São Paulo
Super/Man: Novo documentário chega ao streaming; saiba quando e onde assistir!