Elizabeth Francis - Divulgação/LongeviQuest
Estados Unidos

Mulher completa 115 anos e dá dica valiosa para longevidade

Elizabeth Francis, que viveu durante a Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão, atribui sua longa vida à franqueza e gratidão

Redação Publicado em 27/07/2024, às 09h29 - Atualizado às 10h34

Elizabeth Francis, de Houston, acaba de completar 115 anos, tornando-se a pessoa mais velha dos Estados Unidos. Com uma vida que abrange eventos históricos como a Primeira Guerra Mundial e o naufrágio do Titanic, Francis tem um conselho simples para quem deseja viver tanto quanto ela: “Fale o que pensa e não fique calado”.

Nascida em 1909 na Louisiana, a americana viveu intensamente cada década, desde a Grande Depressão até a eleição de 20 presidentes, de William Howard Taft a Joe Biden. Mãe solteira, criou sua filha, agora com 95 anos, e administrou uma cafeteria em Houston. Ao longo de sua vida, Elizabeth preferiu caminhar a dirigir, mantendo-se ativa e independente.

Na última quinta-feira, 25, ela celebrou seu aniversário com duas fatias de bolo de baunilha. Sua neta, Ethel Harrison, de 69 anos, expressou sua admiração pela longevidade da avó. “Estamos surpresos e gratos por ela ainda estar aqui”, disse Harrison ao Washington Post.

Atualmente, Francis mora com a filha, e as duas passam as manhãs assistindo a seriados cômicos clássicos como 'Good Times' e 'The Jeffersons'. “Elas gostam de sentar um ao lado do outro para rir e assistir a episódios antigos na televisão”, compartilhou Ethel. O passatempo favorito delas também inclui assistir 'The Price is Right', sentindo-se sortudas e abençoadas por estarem juntas.

Longevidade

Em fevereiro, Elizabeth foi coroada a pessoa mais velha dos Estados Unidos, após a morte de Edie Ceccarelli, que detinha o recorde anterior. Em abril, ela recebeu uma placa da LongeviQuest, organização que rastreia as pessoas mais velhas do mundo.

Perguntei a ela outra noite como ela se sentia ao completar 115 anos e ela sorriu e disse: 'Só agradeço ao bom Deus por estar aqui'”, contou Harrison.

Segundo o 'New York Post', a senhora acredita que sua franqueza e atitude positiva são chave para sua longevidade. Sua neta espera que ela atinja os 117 anos, a idade da pessoa viva mais velha do mundo, Maria Branyas, da Espanha.

“Cada ano que tenho que encomendar outro bolo de aniversário para minha avó é uma ocasião que vale a pena comemorar”, disse Ethel. “Sabemos que ela continua conosco e isso é uma bênção.”

Estados Unidos notícias recorde idade Elizabeth Francis

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro