Além de estar bem preservado, o artefato revela detalhes, até então desconhecidos, sobre o país após a influência do Império Romano
Alana Sousa Publicado em 10/12/2020, às 11h15
Em uma vila romana em Gloucestershire, na Grã-Bretanha, arqueólogos do National Trust descobriram um mosaico do século 5, que agora se tornou o primeiro artefato do tipo localizado na região. A informação foi divulgada pela BBC.
Os pesquisadores descreveram o achado como de “enorme significado” e “tremendamente emocionante”. A equipe na qual Stephen Cosh integra, explorou a vila de Chedworth, uma das maiores e mais bem conservadas do país.
Usando datação por radiocarbono, os especialistas foram capazes de datar o mosaico, trazendo à tona detalhes ainda não conhecidos. O artefato mostrou que mesmo após a Grã-Bretanha ter deixado de fazer parte do Império Romano, práticas de uma vida sofisticada ainda perdurou.
A descoberta é importante, pois, antes se pensava que todas as vilas da época haviam sido abandonadas no século 4, o que estava errado por cem anos — dado a construção do mosaico um século mais tarde. “Existem mosaicos romanos muito recentes na área para os quais a arqueologia só pode dizer que devem ser posteriores a uma determinada data, sem poder dizer quanto mais tarde”, falou Cosh.
Roma Antiga
A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).
O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro