Estátua que foi vandalizada e fotografia de Anne Frank - Foto por Citius Altius Fortius pelo Wikimedia Commons / Domínio Público via Wikimedia Commons
Anne Frank

Monumento em homenagem a Anne Frank é vandalizado em Amsterdã

Estátua da jovem Anne Frank foi pichada por grupos palestinos, em referência à guerra contra Israel, e irritou autoridades locais

Éric Moreira Publicado em 10/07/2024, às 12h53 - Atualizado às 12h54

Nesta semana, autoridades de Amsterdã, na Holanda, ficaram enfurecidas com uma vandalização em um monumento extremamente valioso da cidade. No caso, uma estátua da jovem Anne Frank, adolescente alemã de origem judaica que foi vítima do Holocausto, foi pichada com a inscrição "Gaza".

Em imagens, é possível observar a palavra "Gaza" em tinta vermelha, no pódio da estátua. O monumento, vale mencionar, está localizado em um parque próximo a onde Anne Frank e sua família viveram, antes de se verem forçados a esconder das tropas nazistas. A obra a representa com várias camadas de roupa, em referência ao fato de que sua família evitava carregar malas, temendo levantar suspeitas.

“Gaza” painted in red on Anne Frank’s monument in Amsterdam. pic.twitter.com/uu4xN1byQR

— Jotam Confino (@mrconfino) July 9, 2024

Nas redes sociais, a prefeita de Amsterdã, Femke Halsema, criticou a vandalização: "Nenhum palestino foi ajudado por manchar a estátua tão preciosa dela", escreveu no Instagram.

Esta jovem, que foi brutalmente assassinada pelos nazistas aos 15 anos, lembra a nós e à nossa cidade todos os dias sobre humanidade e gentileza, nas circunstâncias mais difíceis", continua. "Quem quer que tenha sido, que vergonha! Não há desculpa para isso".

Agora, a polícia de Amsterdã investiga o caso, a fim de tentar descobrir os responsáveis pela pichação, e ninguém foi detido até o momento.

Anne Frank

Anne Frank é notavelmente uma das vítimas do Holocausto mais conhecidas, cuja história comove gerações há décadas. Uma alemã de origem judia, ela teve seu diário publicado (o famoso 'Diário de Anne Frank'), onde relatou vários aspectos dos horrores que viveu, antes de morrer com apenas 15 anos.

+ Nelly Voskuijl: o passado da mulher que pode ter traído Anne Frank

Em 1944, segundo a CNN Brasil, ela e outros sete judeus que estavam escondidos no anexo secreto de Amsterdã havia quase dois anos foram detidos pelos nazistas. Eles foram então deportados, e a jovem Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen Belsen, na Alemanha, em fevereiro de 1945.

Mundo História Holanda Amsterdã Anne Frank notícias Holocausto monumento estátua Gaza pichação vandalização

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos