O ex-apresentador do Flow Podcast usou termo preconceituoso ao criticar apoiadores do nazismo
Redação Publicado em 10/02/2022, às 14h16
Durante o vídeo de desculpas em que argumentava os motivos e se desculpava por manifestar apoio a criação de um Partido Nazista no Brasil, o influenciador Bruno Aiub, popularmente conhecido como Monark, acabou ofendendo mais uma minoria; o apresentador usou adjetivos capacitistas para diminuir nazistas, os comparando com pessoas com retardo mental.
Em fala no vídeo, Monark enaltece que “todo nazista é um retardado mental, é um idiota, um completo imbecil”, relativizando a deficiência intelectual com ofensas segregacionistas ao comparar uma condição cognitiva com uma opção antissemita. A crítica foi rebatida por internautas pela falta de atenção ao ofender o grupo.
Portador de deficiência, o influenciador Ivan Baron gravou um vídeo, publicado no Instagram, explicando o equívoco do apresentador, enaltecendo o fato de que, diferente de opiniões nazistas, ninguém escolhe ter deficiências:
"Ainda é muito comum associar pessoas preconceituosas, ignorantes e até mesmo nazistas como se elas tivessem deficiência. E não, são duas coisas totalmente diferentes", diz Ivan.
Veja abaixo o vídeo explicativo de Ivan Baron:
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião