A moeda descoberta em Agaram - Special Arrangement
Arqueologia

Moeda de ouro do século 17 é desenterrada na Índia

A descoberta tem cerca de um centímetro de diâmetro e contém algumas marcações curiosas

Isabela Barreiros Publicado em 19/06/2020, às 08h00

Um grande sítio arqueológico localizado no estado de Tamil Nadu, na Índia, está revelando a pesquisadores inúmeros artefatos antigos. As escavações estão sendo realizadas na aldeia de Agaram, parte do aglomerado de pesquisa de Keeladi. Dessa vez, especialistas Departamento Arqueológico de Tamil Nadu (TNAD) encontraram uma moeda de ouro.

O artefato era conhecido como Veerarayan e era amplamente utilizado na Índia durante o século 17. Análises posteriores revelaram que o item pesa cerca de 300 mg e tem aproximadamente 1 centímetro de diâmetro.

“Essa moeda foi usada durante o século 17 d.C. No topo de uma das moedas, há uma marcação que se parece com um 'naamam' [marcação religiosa na testa], e o meio tem uma marcação que se parece com o sol e abaixo está a imagem de um leão”, explicou o vice-diretor de arqueologia R. Sivanandam.

A descoberta foi realizada durante a sexta fase de escavações realizadas em Keeladi. "À medida que avançamos ainda mais, existe a possibilidade de encontrarmos mais artefatos que provavelmente também datam de períodos anteriores", disse Sivanandam.

História Índia arqueologia moeda notícia

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"