Wandecy Antonio Pugliesi tinha suástica nazista ‘estampada’ em fundo de piscina; descaracterização do símbolo, porém, não encerrou o caso; entenda!
Fabio Previdelli Publicado em 19/07/2022, às 14h24
Em 2014, o professor Wandecy Antonio Pugliesi se tornou alvo de polêmicas após a descoberta de que o fundo de sua piscina possuía o desenho de uma suástica nazista. Somente em agosto do ano passado, a 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) passou a investigar.
Entretanto, dias depois, o próprio MPSC optou pelo arquivamento do processo depois que o docente descaracterizou o símbolo em sua piscina, conforme informou a equipe do site do Aventuras na História na época.
Mas o Ministério Público voltou a reabrir o caso recentemente por considerar que houve “abuso de direito” por parte de Pugliesi. O órgão aponta que, por mais que a suástica tenha sido descaracterizada, o novo símbolo também faz alusão ao nazismo.
Em seu voto, Conselheiro Relator, o Procurador de Justiça Fábio de Souza Trajano, amparado por estudo realizado pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do MPSC, conclui que houve abuso de direito, pois comete ato ilícito o titular de direito que, ao exercê-lo, ultrapassa os limites relacionados aos bons costumes, à boa-fé, e ao fim econômico ou social", apontou o MP em nota.
Conforme repercutido pelo UOL, o novo símbolo que ‘estampa’ o fundo da piscina de Wandecy seria uma alusão velada ao nazismo. "Isso porque dentre os grupos neonazistas, há a utilização do número 88, forma codificada, por ser a letra H a oitava do alfabeto, de referir-se à HH, uma abreviação do cumprimento nazista 'Heil Hitler'", explicou o MPSC.
Com isso, o Ministério Público de Santa Catarina espera que as penalizações cabíveis sejam tomadas contra o docente na esfera cível (indenização por danos morais coletivos, por exemplo) e penal (com o possível crime de racismo).
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro