Segundo o governo, os novos integrantes terão a missão de 'reverter a interferência política' nos trabalhos desde 2019
Redação Publicado em 17/01/2023, às 15h28
Nesta terça-feira, 17, Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (SMDHC), divulgou um comunicado informando que o ministério retirou os militares indicados por Bolsonaro para compor a Comissão de Anistia e nomeou outros 14 novos nomes, sendo estes das vítimas do regime militar.
Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, a Comissão tem como objetivo oferecer apoio às vítimas de perseguição da ditadura, incluindo também seus familiares. A decisão foi tomada levando em consideração que o ex-presidente Bolsonaro não reconhecia a opressão política e as torturas realizadas no período.
Além disso, Almeida reiterou que o Governo Bolsonaro tornou a “reparação integral inexistente”, sendo, entre 2019 a 2022, 95% dos 4285 processos indeferidos.
Entre os nomes indicados para compor a Comissão, estão Rita de Miranda Sipahi, que foi perseguida e presa durante a ditadura militar em 1971, e Mário Miranda de Albuquerque, preso por liderar a Frente Popular de Libertação.
A presidência será assumida por Eneá de Stutz e Almeida, professora da UnB especializada em direitos humanos, estado democrático de direito e memória.
De acordo com o MDHC, o novo grupo terá a “missão de reverter a interferência política propagada desde 2019 – no sentido de paralisar os trabalhos do grupo por meio da omissão do Estado brasileiro” e que todos os documentos serão analisados “observando a ordem cronológica de protocolo, aplicando-se ainda requisitos específicos de prioridade como idade, doença, desemprego e renda inferior a cinco salários mínimos”.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório