Mineiro foi condenado por promover o Estado Islâmico - Divulgação/TV Globo
Brasileiro

Mineiro que apoiava Estado Islâmico é condenado por terrorismo e corrupção de menores

Morador de Barbacena almejava juntar-se ao Estado Islâmico e recrutar pessoas em países de língua portuguesa para lutar em uma Guerra Santa

Redação Publicado em 30/07/2024, às 14h58

Fabio Samuel da Costa Oliveira, morador de Barbacena, na Zona da Mata de Minas Gerais, foi condenado a sete anos de prisão por terrorismo e corrupção de menores por promover o Estado Islâmico e tentar recrutar pessoas para grupos terroristas. Ele foi preso no ano passado ao tentar embarcar para a Turquia.

Segundo a Justiça Federal, Fabio Samuel foi detido pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Na ocasião, outros dois contatos dele foram presos na Espanha. De acordo com o portal O Globo, a prisão ocorreu por determinação da Justiça Federal em Minas Gerais.

Além da prisão, a justiça expediu mandados de busca e apreensão em São José dos Campos, em São Paulo, e em Barbacena. Fabio também foi acusado de corrupção de menores, por contatar ao menos três adolescentes e incentivá-los a se juntar a grupos terroristas.

Questionário

Em um vídeo divulgado em março deste ano, Fabio aparece respondendo a um questionário do Estado Islâmico, afirmando que iria se juntar ao grupo terrorista e recrutar pessoas em países de língua portuguesa para lutar em uma Guerra Santa. A Polícia Federal já investigava Fabio por integrar e promover organização terrorista, um crime hediondo com pena de cinco a oito anos de prisão e multa.

Minas Gerais Estado Islâmico terrorismo condenado brasileiro mineiro Guerra Santa

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos