A líder política Aung San Suu Kyi - Getty Images
Ásia

Mianmar: Após golpe de Estado, partido de Aung San Suu Kyi faz apelo por sua libertação

A situação no país asiático foi veementemente condenada por autoridades internacionais

Penélope Coelho Publicado em 02/02/2021, às 09h36

De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas nesta terça-feira, 2, pelo UOL, o partido da líder política Aung San Suu Kyi, realizou um pedido oficial pela libertação imediata da mulher, após o golpe de Estado em Mianmar.

Aung San — vencedora do prêmio Nobel da Paz em 1991 — foi detida ontem, 1, junto com outros membros de seu partido, LND  (Liga Nacional para a Democracia). Em nota, a Liga exigiu que o Exército reconheça o resultado das eleições de novembro.

Os militares do país não validaram o resultado positivo para a maioria de votos do partido de Suu Kyi.  De acordo com a reportagem, os líderes políticos estão detidos em “prisão domiciliar” na capital do país, contudo, o Exército não confirmou o paradeiro de nenhum deles.

O golpe de Estado em Mianmar vem gerando preocupação em autoridades internacionais, já que ameaça a democracia.

O presidente norte-americano, Joe Biden, se pronunciou sobre o caso e pediu para que o Exército devolva “imediatamente” o poder aos que foram eleitos. Sabe-se que o Conselho de Segurança da ONU já marcou uma reunião de emergência para discutir o ocorrido, a conferência deve ser realizada ainda hoje, 2.

O golpe

Tudo começou no último domingo, 31, quando a rede local de telecomunicação foi reduzida a partir de 75% da capacidade. No entanto, o cenário se tornou pior após um apagão, seguido pela rede de telefonia congelada. Ao mesmo tempo, muitos se depararam com militares nas ruas de Naypydaw e Rangoun.

Vale destacar que kyi não foi a única detida. O atual governador de Rangoun, líderes que atuam na sociedade civil e artistas acabaram sendo presos. Um exemplo disso é Min Htin Ko Ko Gyi, cineasta que foi detido diante de críticas ao Exército.

notícias partido Ásia Golpe Política Mianmar Aung San Suu Kyi

Leia também

As buscas pela capivara brasileira que fugiu de zoológico na Inglaterra


Irmãos Menendez: Série revolta internautas ao sugerir incesto


A atitude inusitada da princesa Diana durante evento de gala em 1996


Pesquisadores descobrem origem de som assustador vindo da Fossa das Marianas


Veja 5 dicas para você não virar mais um caso de 'Aeroporto - Área Restrita'


Veja quando acontece a próxima Superlua de 2024