Fotografia de integrante do Proud Boys protestando contra a prisão de membros após o motim do Capitólio - Getty Images
Grupo neofascista

Memorando revela planejamentos assustadores de grupo neofascista dos EUA

Os Proud Boys, que estiveram envolvidos com a invasão do Capitólio, planejam táticas de violência urbana no documento

Redação Publicado em 19/09/2022, às 11h11

Um memorando divulgado no Telegram dos membros do Proud Boys no dia 5 de janeiro de 2021, véspera da invasão do Capitólio, revela o nível de organização dos atos de violência planejados pela milícia neofascista dos Estados Unidos. 

O documento de 23 páginas foi obtido por Andy Campbell, um repórter investigativo que desenvolveu um livro a respeito da gangue política de extrema-direita, e compartilhado com o The Guardian recentemente. 

Segundo as informações repercutidas pelo veículo, o conteúdo do memorando surpreende pelo planejamento meticuloso, que usa uma linguagem militarizada para organizar uma marcha pró-Trump no dia 10 de janeiro. 

Após a invasão da sede do Congresso norte-americano, que resultou na destruição de propriedade pública e na morte de nove pessoas, vale mencionar que essa passeata foi cancelada. 

Proud Boys 

Diversos líderes do Proud Boys enfrentam processos na Justiça estadunidense atualmente devido ao seu envolvimento com a rebelião de Capitólio, que buscava impedir a eleição de Joe Biden

Já o livro a respeito da milícia de extrema-direita escrito por Campbell será lançado nos Estados Unidos na próxima terça-feira, 20, com o nome "We Are Proud Boys: How a Right-Wing Street Gang Ushered in a New Era of American Extremism" (Ou, em tradução livre, "Nós somos Meninos Orgulhosos: Como uma gangue de rua de extrema-direita inaugurou uma nova era de extremismo americano"). 

Estados Unidos notícias violência Milícia memorando invasão de Capitol

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião