Membro da Câmara dos Lordes, Lord Kilclooney e Kamala Harris - Divulgação / Wikimedia Commons
Estados Unidos

Membro da Câmara dos Lordes se envolve em polêmica depois de chamar Kamala Harris de "indiana"

Harris, nascida e criada nos Estados Unidos, tem a mãe nascida na Índia e o pai jamaicano

Caio Tortamano Publicado em 09/11/2020, às 15h52

Mesmo depois de ter seu nome marcado na história como a primeira vice-presidente mulher dos Estados Unidos, Kamala Harris não se tornou imune aos comentários preconceituosos de políticos influentes. Membro da Câmara dos Lordes do Reino Unido, Lord Kilclooney se referiu a política eleita como "A Indiana", fazendo referência a origem da família de Harris.

“O que acontece se Biden decide seguir em frente e a indiana se torna presidente. Quem então vira vice-presidente?” escreveu Kilclooney em sua conta no Twitter. A repercussão negativa do comentário fez com que membros do parlamento britânico pressionassem o lorde para que ele se retratasse.

Apesar de ter se pronunciado, Lord Kilclooney — cujo nome é John Taylor — não se desculpou pelo comentário, muito menos considerou a sua fala racista. De acordo com o britânico, ele não sabia o nome da vice-presidente eleita dos Estados Unidos, e se referiu a ela por conta de sua origem.

“Enquanto Biden se orgulha de ter origens irlandesas e Harris certamente tem orgulho de suas raízes indianas, retiro minha referência a ela como indiana uma vez que parece ter chateado algumas pessoas”, voltou a afirmar o parlamentar na rede social.

Whilst Biden is proud to be Irish and Harris is rightly proud of her Indian background I certainly withdraw my reference to her as an Indian as it seems to have upset some people. I did not know her name and identified her with the term Indian. Most people understood.Racist NO.

— Lord John Kilclooney (@KilclooneyJohn) November 9, 2020

Diversos membros do Parlamento Britânico classificaram o comentário de Kilclooney como racista. John Taylor é um ex-vice-líder do Partido Unionista do Ulster, na Irlanda do Norte, que agora ocupa uma vaga vitalícia na Câmara dos Lordes como uma espécie de conselheiro.

Estados Unidos Reino Unido eleição Kamala Harris parlamentar

Leia também

Mulher relembra ataque de serial killer que apareceu em programa de namoro na TV


Documentário sobre o caso JonBenét Ramsey vai mostrar lacunas da investigação


Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor