Feito a partir de componentes simples, o remédio demonstrou ser eficaz contra bactérias que circulam atualmente
Penélope Coelho Publicado em 31/07/2020, às 13h17
Um estudo realizado pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, analisou uma espécie de medicamento utilizado durante a Idade Média e chegou à conclusão de que sua fórmula ainda é bem eficiente.
De acordo com o artigo publicado pela revista científica Scientific Reports, na última terça-feira, 28, os especialistas recriaram o remédio conhecido como Bad’s eyesalve (colírio do Bald na tradução literal para o português).
Essa espécie de xarope medieval era feito a partir de cebola, alho vinho e sais biliares, após diversas análises, os pesquisadores concluíram que o medicamento tem capacidade de agir contra atividades bacterianas de um organismo. Os cientistas ficaram surpresos após perceberem a eficácia da solução em gêneros resistentes de bactérias atuais, como por exemplo, o Staphylococcus e o Streptococcus.
"O colírio de Bald enfatiza a importância do tratamento médico ao longo do tempo [...] Isso mostra que, no início da Inglaterra medieval, as pessoas tinham pelo menos alguns remédios eficazes.", informou a coautora do estudo, Christina Lee, em comunicado oficial. Atualmente, os especialistas esperam que essa descoberta ajude no desenvolvimento da medicina e na criação de novos medicamentos eficazes contra bactérias.
Documentário sobre o caso JonBenét Ramsey vai mostrar lacunas da investigação
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'