Veículo realizando expedição até os destroços do Titanic passou por um acidente fatal
Redação Publicado em 22/06/2023, às 20h35
O sistema de detecção de sons da Marinha dos EUA, que é utilizado pelo órgão para identificar possíveis ataques inimigos, capturou há dias atrás o som correspondente à implosão do submarino Titan.
O veículo subaquático teria iniciado uma expedição aos destroços do Titanic no último domingo, 18, e enviava sinais para a superfície a cada 15 minutos. Apenas uma hora e quarenta e cinco minutos após o início da viagem, no entanto, a comunicação foi perdida e não voltou mais.
Cerca de oito horas mais tarde, a OceanGate, empresa responsável pelo submersível, avisaria a Guarda Costeira norte-americana a respeito do desaparecimento da embarcação, o que iniciou uma intensa operação de resgate.
Os esforços de busca, porém, foram finalizados nesta quinta-feira, 22, após as autoridades encontrarem uma região com detritos do submarino, confirmando que ele sofreu uma implosão e todos os seus cinco passageiros morreram.
Outro detalhe é que nenhum dos ruídos subaquáticos que a equipe de buscas captou teria sido correspondente ao som do Titan implodindo, de forma que o incidente teria ocorrido antes da mobilização de resgate — o que é condizente com o som registrado pela Marinha no dia 18.
A Marinha dos EUA conduziu uma análise de dados acústicos e detectou uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão nas proximidades de onde o submersível Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas", explicou um oficial do órgão militar em entrevista ao Wall Street Journal.
"Embora não sejam definitivas, essas informações foram imediatamente compartilhadas com o Comandante do Incidente para auxiliar na missão de busca e resgate em andamento", completou.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro