Fotografia do artefato - Divulgação/ Governo de Navarra
Arqueologia

'Mão de Irulegi' possui mensagem mais antiga escrita em vasco, diz estudo

O povo vascão viveu na Península Ibérica durante a Antiguidade; artefato estudado pelos arqueólogos possui valiosas inscrições no idioma vasco

Redação Publicado em 20/02/2024, às 15h34

Um estudo publicado recentemente na revista científica Antiquity anunciou que um artefato chamado de "Mão de Irulegi" possui aquele que é, atualmente, o mais antigo exemplo conhecido de escrita vasca

relíquia curiosa — que foi descoberta em 2021 em um assentamento localizado nas proximidades de Pamplona, na Espanha — é datada de 2.100 anos atrás, remontando ao século 1 a.C. 

A linguagem vasca era falada pelo povo vascão, que habitou a Península Ibérica, e os pesquisadores acreditam que pode estar conectada com o atual idioma basco, dado que existe uma expressão em comum entre os dois. 

Segundo repercutido pelo Heritage Daily, os autores do estudo recente acreditam que a mão tenha sido um amuleto da sorte. Ele é inscrito com uma expressão que significa "boa sorte" na língua basca. 

A mão Irulegi deve ser considerada um elemento bem integrado no contexto cultural do assentamento. A mão teria uma função ritual, seja para atrair boa sorte ou como oferenda a um deus indígena ou deusa da fortuna", apontou Mattin Aiestaran, o líder da pesquisa. 

Escassez de evidências 

Infelizmente, devido à escassez de vestígios históricos dos vascões, é difícil traçar ainda uma ligação entre o idioma desse povo antigo e a língua basca contemporânea que se fala no País Basco (uma região autônoma da Espanha). 

notícias arqueologia Espanha escrita vascônica

Leia também

Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro


Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica


Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília


Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II