Uniformes polêmicos de “Batman e Robin” (1997) - Divulgação/Warner Bros.
Entretenimento

Mamilos? Figurinista de ‘Batman e Robin’ explica detalhe polêmico de uniformes

Designer revelou ainda como foi a decisão para o traje da Batgirl de Alicia Silverstone

Redação Publicado em 08/06/2022, às 11h59

O figurinista de “Batman Eternamente” (1995) e “Batman e Robin” (1997) explicou o motivo por trás dos mamilos presentes nos uniformes de Batman e Robin nos dois filmes, que acabaram se tornando um marco na cultura pop.

No filme de 1995, o protagonista foi vivido por Val Kilmer e seu uniforme acabou não tendo tanta repercussão negativa quanto a sequência de 1997, quando o homem-morcego foi interpretado por George Clooney e teve seu traje ridicularizado à exaustão.

Com Kilmer, os mamilos foram uma daquelas coisas que eu adicionei”, explicou o designer de figurino Jose Fernandez à Mel Magazine. "Não era fetiche para mim, era mais informado por armaduras romanas — como Centuriões”, completou.

"E, nos quadrinhos, os personagens sempre pareciam nus com tinta spray — era tudo sobre anatomia, e eu gosto de utilizar isso. Não sei exatamente onde minha cabeça estava naquela época, mas é o que eu lembro. E assim, adicionei os mamilos. Não tinha ideia de como acabaria nesse burburinho todo”, completou.

Fernandez contou, no entanto, que queria tirar os mamilos dos uniformes para o próximo longa do Batman, mas acabou seguindo com a característica porque o diretor, Joel Schumacher, queria, segundo a Rolling Stone Brasil.

"Bem, no primeiro, eles eram apenas uma pequena gota de argila. Foi sutil — foi um pontinho. Mas, para Batman e Robin, Joel Schumacher amou os mamilos, então ele disse: 'Vamos mostrá-los’”, relembrou.

Ele continuou: “Schumacher os queria afiados, com pontas. Eles também foram circulados, tanto externos quanto internos — tudo foi transformado em uma característica do traje. Então nós os afiamos, os circulamos e tudo ficou meio ridículo no final das contas”.

O caso da Batgirl

A Batgirl de Alicia Silverstone, no entanto, não contou com os polêmicos mamilos em seu traje e isso aconteceu depois de uma decisão bem simples para os produtores: o uniforme havia ficado “um pouco obsceno”.

"Com Alicia Silverstone, eles queriam mamilos nela também. Disseram: 'Se os caras têm mamilos, as meninas devem ter mamilos também’. Após eu esculpir, todo mundo percebeu, talvez não. Foi um pouco obsceno, então tiramos os mamilos”, explicou Fernandez.

História Batman Cinema uniforme notícia DC mamilos Figurino Robin

Leia também

Irmão de Kate Middleton conta ‘interrogatório’ dos sobrinhos ao apresentar namorada


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro