No país, que é uma monarquia constitucional, o poder não é hereditário, havendo alternância de governantes a cada cinco anos
Giovanna Gomes Publicado em 31/01/2024, às 15h46
A Malásia confirmou o sultão Ibrahim Iskandar, um influente bilionário escolhido pelas famílias reais, como seu novo monarca em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 31. A coroação do homem, de 65 anos de idade, ocorreu no palácio nacional em Kuala Lumpur.
De acordo com o portal O Globo, a posição do sultão, que se tornou o 17º monarca da Malásia e o segundo do estado meridional de Johor, é essencialmente cerimonial, embora repleta de considerável influência no país asiático, especialmente diante da crescente instabilidade política. Além disso, ele assume o papel de chefe do Islã em uma nação majoritariamente muçulmana e de comandante-em-chefe das Forças Armadas.
Na Malásia, que possui uma monarquia constitucional, o trono é transferido a cada cinco anos entre os soberanos dos nove estados malaios, não havendo, portanto, hereditariedade.
Com uma fortuna familiar estimada em 5,7 bilhões de dólares, conforme a Bloomberg, e conhecido por sua paixão por motocicletas, Ibrahim foi eleito no ano passado como o novo soberano do país.
De ascendência malaia e britânica, o novo rei pertence à influente família real de Johor e é casado e pai de seis filhos. Ele é conhecido por percorrer o estado de Johor em sua motocicleta Harley-Davidson distribuindo esmolas aos menos favorecidos, além de possuir uma coleção luxuosa de carros esportivos e aeronaves particulares.
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica
Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II