Monumento da Virgem do Vale, em Catamarca, Argentina - Divulgação/Turismo Catamarca
Monumento

Maior que o Cristo Redentor: Conheça o monumento inaugurado na Argentina

Em Catamarca, escultura da Virgem do Vale de 52 metros de altura supera o icônico cartão-postal do Rio de Janeiro e principal símbolo do Brasil

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/09/2024, às 20h30

O Cristo Redentor acaba de ganhar um concorrente à altura, literalmente. No começo do mês de setembro, foi inaugurado em Catamarca, na região noroeste da Argentina, um monumento de 52 metros que representa a imagem de Nossa Senhora do Vale, padroeira da província.

A escultura da Virgem do Vale supera o Cristo em quase 15 metros de altura, uma vez que o cartão-postal carioca mede 38 metros da base até o topo. Em nota, entidades do turismo de Catamarca celebraram o feito.

O complexo onde o monumento está localizado conta com bares e cafeterias e faz parte do chamado "Caminho da Fé", um percurso de 6 km voltado à peregrinação de fiéis (semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha).

 

A atração situa-se nos arredores da cidade de El Rodeo, a 36 km da capital da província de Catamarca, e é aberta para visitas das 11h às 18h, exclusivamente aos finais de semana. Atualmente, só é possível visitar a Virgem do Vale com reserva antecipada.

+ Estátua de Nossa Senhora Aparecida é inaugurada no interior de São Paulo

Quem foi a Virgem do Vale?

Nossa Senhora do Vale é uma representação da Virgem Maria muito presente na cultura da província de Catamarca.

A devoção à figura se difundiu na região depois que fiéis passaram a atribuir a realização de diversos milagres a uma escultura da santa encontrada na gruta de Choya, em 1620.

+ 35 metros de altura: Veja detalhes da nova estátua de Nossa Senhora de Fátima em Natal

A Argentina não é o único país que conta com a devoção pela Virgem do Vale. Ela também é muito celebrada na Venezuela. Acredita-se que uma imagem da santa trazida da Espanha no início do século 16 tenha contribuído para sua popularização no país, principalmente após ter permanecido intacta depois que um furacão atingiu a ilha de Cubagua, em 1542.

Os venezuelanos comemoram o dia da Virgem do Vale em 8 de setembro, enquanto os argentinos antecipam a data em um dia, em memória às vítimas do terremoto que atingiu a região de Catamarca em 7 de setembro de 2004. Nossa Senhora do Vale foi canonizada pelo Papa Leão 13, em 12 de abril de 1891.

Argentina notícias monumento cristo redentor Virgem do Vale

Leia também

Chrysler Building: abandonado, icônico prédio de Nova York enfrenta má preservação


Liam Neeson revela que vai abandonar filmes de ação: 'Tenho 72 anos'


Filho da rainha Camilla revela tradição da família real: 'Suma importância'


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Ator revela que foi sequestrado por 'palhaço serial killer' dos anos 70


Maníaco do Parque: Por que o serial killer pode ser solto em 2028?