Réplica do esqueleto do Patagotitan, maior dinossauro já encontrado na história - Foto por Zissoudisctrucker pelo Wikimedia Commons
Dinossauro

Maior dinossauro já encontrado poderá ser visto em mostra no Ibirapuera

O Patagotitan é o maior dinossauro já encontrado, com fêmur de mais de 2 metros

Éric Moreira Publicado em 09/09/2022, às 20h50

Em 2008, enquanto procurava uma ovelha perdida, um pastor argentino da província de Chubut — zona árida da Patagônia argentina — avistou uma protuberância diferente no solo, perto de uma rocha. A descoberta, no entanto, depois foi revelada se tratar de um osso — mais especificamente, o fêmur — de um dinossauro.

Porém, não bastava o pastor ter encontrado um fóssil: aquele simplesmente se tornou o fóssil do maior dinossauro já descoberto na História. O gigante, que recebeu o nome de Patagotitan mayorum, andou por aquela região há cerca de 100 milhões de anos, e possuía cerca de 40 metros de comprimento e pesava mais de 70 toneladas, como informado pela Veja SP.

Fêmur do Patagotitan, maior dinossauro já encontrado na história da humanidade / Crédito: Foto por Gastón Cuello pelo Wikimedia Commons

 

Após a descoberta, pesquisadores do Museu Paleontológico Egidio Feruglio (MEF), da Argentina, acharam outras centenas de restos fósseis de animais da mesma espécie na região, o que lhes possibilitou reconstruir o animal quase que completamente.

A réplica feita em resina do grande animal, assim como seu grande fêmur — de 2,4 metros e 550 kg —, juntamente a outros fósseis desenterrados na Patagônia, farão parte da exposição 'Dinossauros — Patagotitan, o Maior do Mundo', no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera, a partir do próximo sábado, 10.

Dificuldades na exposição

O pescoço e o rabo precisaram ser montados como se ele estivesse meio abaixado, para caberem no salão de 6 metros de altura", conta Júlio César Figueiredo, sócio da Atual Produções, que será responsável pela exposição do Patagotitan.

Acredita-se, por sua vez, que o animal costumava se locomover com o pescoço abaixado mesmo, para que pudesse se alimentar das folhas das árvores — que muitas vezes eram até mais baixas que ele. O Patagotitan era uma das várias espécies de saurópodes que vagaram pelo mundo, grandes dinossauros quadrúpedes, de pescoço comprido e herbívoros.

Na exposição, ainda, além do maior dinossauro já encontrado, também poderá ser visto o 'brasileiro' Buriolestes schultzi, o mais antigo já descoberto, com uma idade aproximada de 233 milhões de anos. O animal, menor, bípede e carnívoro, foi encontrado na Formação Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 2015.

A exposição ficará disponível no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, até o dia 4 de dezembro. Os horários de funcionamento serão de terça a sexta-feira, das 10h até 19h40, com entrada a R$ 40; e aos sábados e domingos das 9h às 19h40, por R$ 50. Crianças com até 2 anos de idade não pagam.

Brasil São Paulo notícias fóssil exposição Paleontologia dinossauro Pesquisas

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro