Montagem com Lula e Felipe Neto - Divulgação
Brasil

Lula faz comentário em solidariedade à Felipe Neto: "Silenciamento é uma arma do fascismo"

O influencer recebeu na última segunda-feira, 15, uma intimação da polícia

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/03/2021, às 14h48

O youtuber Felipe Neto postou em sua conta do Twitter na noite de ontem, 15, sobre o recebimento de uma intimação da polícia após ter chamado Jair Bolsonaro de “genocida” devido à maneira como o presidente agiu em relação à pandemia. O ato foi considerado pelo documento um “crime contra a segurança nacional”. 

A publicação acabou viralizando, com diversas figuras públicas e políticos expressando apoio ao influencer, como Luciana Genro, Alexandre Molon, Manuela D’Ávila e mais recentemente, o ex-presidente Lula também: 

"Manifesto minha solidariedade a Felipe Neto. Que a tentativa de intimidação e censura desse desgoverno não o impeça de continuar se manifestando livremente, como é próprio da democracia, independente de sua posição. O silenciamento é uma das armas do fascismo", escreveu o petista em seu Twitter

Neto ainda respondeu ao político através da rede social, afirmando que: “Passei mais de 5 anos atacando o Lula. Nunca recebi sequer uma notificação. Nunca tentou me silenciar. Isso diz muito”.

Ministro do STF anula condenações do ex-presidente Lula

Em decisão de caráter processual, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou todas as acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assim, segundo o G1, o político volta a ser elegível no país.

Em novembro de 2020, a defesa do ex-presidente entrou com o pedido de habeas corpus. Agora, ao aceitar a exigência, Fachin considerou que a Justiça Federal do Paraná não tem a competência necessária para julgar os casos do sítio de Atibaia, do triplex do Guarujá e das doações ao Instituto Lula.

De acordo com a decisão do ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o "juiz natural" das acusações. Ainda assim, Fachin não considerou o método das condenações relacionadas à Lava Jato, já que a decisão correu em âmbito processual.

++Leia a matéria completa aqui.

notícias Política Jair Bolsonaro Lula Twitter Felipe Neto genocida intimação

Leia também

Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original