Palimpsesto doado ao Instituto de Tecnologia Rochester, dos EUA, traz escrita que aponta que a Terra é o centro do Universo
Fabio Previdelli Publicado em 12/02/2024, às 12h05
O Instituto de Tecnologia Rochester (RIT), nos Estados Unidos, recebeu, como doação, duas obras de astronomia que remetem ao período renascentista. Um dos livros parece ser um palimpsesto — nome dado aos pergaminhos e papiros que tinham seus conteúdos originais apagados para serem reaproveitados.
O material foi reutilizado para uma versão da obra 'De sphaera mundi' (ou 'Sobre a Esfera do Mundo', em tradução), do século 15; escrita por Johannes de Sacrobosco dois séculos antes. O livro, seguindo o modelo do astrônomo alexandrino Cláudio Ptolomeu, coloca a Terra como centro do Universo.
+ "Código de Panambi": O manuscrito jesuíta sobre conhecimento de astronomia
Agora, segundo comunicado do RIT, conforme repercutido pelo Olhar Digital, professores e alunos de ciências da imagem começaram um projeto para identificar o que estava escrito nas palavras que foram apagadas.
Já o outro livro doado à instituição trata-se de uma famosa obra de Nicolau Copérnico escrito em 1543; onde o astrônomo polonês prova que a Terra não é o centro do Sistema Solar, como acreditava a sociedade e pregava a Igreja Católica, mas sim o Sol.
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica
Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II