Medidas contra grupo LGBTQIAP+ no Iraque são alvo de grandes discussões por ONGs e pela comunidade internacional
Redação Publicado em 23/08/2023, às 10h00
Na última semana, grande agitação vem pairando sobre o Iraque, desde que o Parlamento do país começou a examinar a possibilidade de promulgar uma lei que poderia, infelizmente, punir relações homossexuais em seu território com até mesmo prisão perpétua e penas de morte. ONGs e membros da comunidade LGBTQIAP+ pelo mundo qualificam o projeto como "perigoso".
Hoje, o Iraque não possui qualquer legislação que fale diretamente sobre homossexualidade, de maneira que pessoas LGBTQIAP+ são condenadas com base em um artigo do código penal estipulado em 1969, onde é prevista "a prisão perpétua ou vários anos de prisão" por sodomia.
No entanto, o pior para a comunidade LGBTQIAP+ do Iraque é o fato de que a violência contra eles, que são considerados "ilegais", acaba se tornando velada. Por isso, inclusive, a ONG Human Rights Watch (HRW) denunciou, em relatório publicado em 2022, que essas pessoas são alvos frequentes de "sequestros, estupros, torturas e assassinatos".
Atualmente, os deputados iraquianos retomaram uma emenda à lei contra a prostituição no país, que prevê "pena de morte ou a prisão perpétua" àqueles que mantiverem "uma relação homossexual". Além disso, a "incitação à homossexualidade" também é punida, com "pelo menos sete anos de prisão", de acordo com o documento.
Conforme noticiado pelo g1, o novo projeto ainda "está em debate", de acordo com o deputado Saoud al-Saadi, do partido islamita xiita Houqouq, que ainda acrescenta que o projeto pretende, na verdade, "preencher um vazio jurídico".
Essa fala, por sua vez, é defendida pela pesquisadora especializada nos direitos LGBTQIAP+ Rasha Younès, que atesta a vontade do governo iraquiano de "desviar a atenção do público para a falta de resultados" de seu trabalho.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal