O artefato estava próximo a uma construção destinada a banhos sagrados
Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 02/05/2022, às 13h44
Durante escavações realizadas no Parque Nacional do Monte Gerizim, que fica localizado em Israel, uma equipe de arqueólogos encontrou uma lamparina de argila de impressionantes 2.300 anos de idade.
Netanel Elimelech, o diretor do local, relatou estar animado por ter participado da descoberta de um artefato relativamente intacto:
Encontramos muitos cacos de barro espalhados [ao longo dos anos], mas encontrar algo completo e com sinais de uso é muito bom. Você ainda pode ver as marcas pretas de queima de quando a lâmpada foi usada. Isso te joga de volta no tempo”, contou ele, segundo repercutido pelo portal The Jerusalém Post.
A descoberta da lâmpada a óleo milenar foi feita enquanto os pesquisadores limpavam o solo ao redor de uma construção de pedra samaritana destinada à realização de banhos sagrados. A especulação mais aceita pelos especialistas a respeito dessas estruturas do passado é que os samaritanos as tenham usado para rituais de purificação.
O local para banhos estava dentro de um assentamento que possivelmente teria pertencido a sacerdotes abastados. Além da lâmpada, outras escavações recentes conduzidas no mesmo sítio arqueológico revelaram pratos, potes e vasos, também conforme o The Jerusalem Post.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço