Kim Jong-un - Getty Images
Coreia do Norte

Kim Jong-un ameaça destruir Coreia do Sul com armas nucleares caso provocado

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, ameaçou destruir a Coreia do Sul com "todas as forças ofensivas", incluindo armas nucleares, caso provocado

Redação Publicado em 04/10/2024, às 11h30

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, afirmou que seu exército “usaria sem hesitação todas as forças ofensivas que possui, incluindo armas nucleares”, caso a Coreia do Sul  ameaçasse a soberania do país.

“Se essa situação ocorrer, a existência permanente de Seul e da República da Coreia seria impossível”, ressaltou, segundo a Agência de Notícias Central da Coreia.

A declaração veio após o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, alertar que o regime de Kim colapsaria se tentasse usar esse tipo de armamento militar. Yeol destacou que qualquer ataque seria respondido com "força devastadora" pela aliança entre Coreia do Sul e Estados Unidos, repercute a Associated Press (AP).

Tensões

O clima de tensões entre os dois países se intensificou após a Coreia do Sul revelar seu míssil balístico mais avançado, o Hyunmoo-5. A Coreia do Norte, por sua vez, continua realizando testes de mísseis e desenvolvendo seu programa nuclear, o que agrava a instabilidade na região.

Desde 2022, Kim vem reforçando ameaças nucleares, embora especialistas acreditem que o uso dessas armas de forma preventiva seja improvável devido ao poder militar dos Estados Unidos e seus aliados, relatou a AP.

A relação entre as Coreias atingiu um dos piores níveis em anos, com ambos os lados intensificando suas ações militares. Todos os canais diplomáticos e programas de intercâmbio entre os países estão suspensos desde 2019. 

Estados Unidos Coreia do sul Coreia do norte mísseis Kim Jong-Un armas nucleares Yoon Suk Yeol

Leia também

Mergulhador morre em ponto turístico de Fernando de Noronha


Nasa oferece R$ 17 milhões a quem solucionar problema que afeta missões à Lua


Na Finlândia, pilotos alemães morrem em queda de avião da Segunda Guerra


'Gladiador 2': Paul Mescal revela detalhes sobre seu personagem


Mansão do ex-presidente Fernando Collor, avaliada em R$ 10,5 milhões, é penhorada


Israel anuncia a morte de líder do Hamas, Yahya Sinwar, o 'açougueiro de Khan Yunis'