Fotografia de Átila - Divulgação / UOL
Crimes

Justiça italiana descobre que brasileiro que seria julgado por crime na ditadura está morto

Átila Rohrsetzer morreu em agosto deste ano, mas, procurador do caso só pôde informar a corte na manhã desta terça-feira, 26

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 26/10/2021, às 09h35

Depois de mais de uma década em tramitação na Justiça italiana, o único brasileiro que estava sendo processado por supostos crimes relacionados a Operação Condor teve uma reviravolta na reta final do caso.

Na manhã desta terça-feira, 26, a corte em Roma iria decidir a condenação de Átila Rohrsetzer por participação no sequestro, tortura, assassinato e ocultação de cadáver do ítalo-argentino Lorenzo Ismael Viñas Gigli, em 1980.

Na época, o homem trabalhava como diretor Divisão Central de Informações do Rio Grande do Sul e poderia ser o primeiro brasileiro condenado por crime da ditadura na operação Condor. Contudo, o procurador do caso informou, pouco antes da audiência que anunciaria a acusação final, que o homem morreu, no Brasil, em agosto deste ano.

A descoberta não apenas chocou a corte, como seu processo será extinto, sem condenação. Uma nova audiência, marcada para a próxima sexta-feira, 29, será realizada apenas para encerrar o caso, contando com o júri popular, como informa o jornalista Jamil Chade em coluna do UOL.

Em abril, o portal Aventuras na História explicou com detalhes as acusações do brasileiro e situação processual, enfatizando a dificuldade de contato com a Justiça brasileira. Você pode conferir a reportagem clicando aqui.

Brasil Itália ditadura Crime Operação Condor

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião