Decisão inédita da Justiça Federal autorizou fabricação e transporte de medicamento de cannabis, com fiscalização da Anvisa
Redação Publicado em 23/03/2023, às 18h49
A Justiça Federal do estado brasileiro de Sergipe deu permissão à ONG Salvar para fabricar e transportar, de forma legal, medicamentos à base de cannabis. A decisão judicial foi tomada nesta quarta-feira, 22.
O juiz Ronnivon de Aragão autorizou a ONG, segundo a CNN, a realizar "o cultivo, a manipulação, o preparo, a produção, o armazenamento, o transporte, a dispensa e a pesquisa da cannabis sativa para fins exclusivamente medicinais". O que não está autorizado, ele explica, é a importação da planta cannabis sativa.
Não está sendo aqui autorizada, ao menos por ora, a importação da cannabis sativa, haja vista que medida de tal natureza envolve diversos órgãos da Administração Pública e da estrutura e vigilância aeroportuária, sendo prudente, neste momento, restringir a autorização”, ressaltou o juiz em sua decisão.
O pedido judicial foi realizado pela Associação Brasileira de Apoio ao Cultivo e Pesquisa de Cannabis Medicinal, da própria ONG Salvar de Sergipe, que atualmente tem 200 associados e funciona sem fins lucrativos.
A decisão da Justiça Federal deu a tarefa de fiscalização da ONG e da produção dos medicamentos à base de cannabis para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. O órgão governamental tem 60 dias para apresentar um plano de ação claro, objetivo e exaustivo, abrangendo todas as partes do processo, do transporte e cultivo das plantas até a produção dos remédios.
Fiscalizações periódicas serão realizadas pela Anvisa, para se certificar de que a produção está correndo de acordo com o determinado pela Justiça e de que não há nenhum tipo de excesso.
O advogado da ONG Salvar, Paulo Thiessen, explicou que essa é uma decisão inédita por abranger não só o óleo da planta, mas também extratos e as flores, que podem ser usados de diversas maneiras, em diferentes medicamentos, para auxiliar pessoas com doenças que precisam de produtos à base de cannabis para tratamento e controle.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório