Dirigido, produzido e protagonizado por Alexandre Machafer, o longa-metragem estreia nos cinemas brasileiros em abril
Redação Publicado em 08/03/2024, às 19h49
No dia 18 de abril, chega aos cinemas brasileiros o filme ‘Jorge da Capadócia’. O longa-metragem, dirigido e protagonizado por Alexandre Machafer, é a primeira obra cinematográfica a retratar a história do guerreiro São Jorge, um dos santos mais populares do cristianismo e símbolo presente em culturas de todo o mundo.
Foi muito desafiador. Vivenciei momentos de muita tensão; havia cenas que dependiam muito de mim, como ator, e, ao mesmo tempo, eu tinha que ter esse olhar de diretor. Porém, tive ajuda da equipe inteira e, de fato, consegui realizar porque a equipe veio comigo, me ajudou, todos caminhando de mãos dadas”, disse Machafer.
O enredo se passa em 303 d.C., quando Jorge acaba de ser condecorado como o novo capitão do exército, após vencer mais uma grande batalha. Quando o Imperador Diocleciano inicia sua última grande perseguição aos cristãos no Império Romano, Jorge se vê diante de seu maior desafio: se manter fiel à sua fé e convicções ou sucumbir às ordens do imperador.
Eu acredito que esse filme vai fazer parte de um período de transformação de visão do cinema nacional. Somos muito capazes; os profissionais do cinema e do audiovisual aqui no Brasil são extremamente competentes e podem fazer qualquer coisa. De fato, precisamos de incentivo público, mas também precisamos acreditar que é possível fazer cinema de qualidade mesmo diante de tantas adversidades”, concluiu Machafer.
Além de Alexandre no papel de Jorge, o filme conta ainda com Adriano Garib, Antônio Gonzalez, Augusto Garcia, Charles Paraventi, Cyria Coentro, Louise Clós, Miguel Mareli Lesqueves, Milton Lacerda, Miriam Freeland, Ricardo Soares, Roberto Bomtempo, Robson Maia, Roney Villela e Silvio Matos.
Este é o segundo filme de longa-metragem produzido pela Fundação Cesgranrio, que há onze anos desenvolve de projetos na área do audiovisual, incluindo séries e filmes. Já a distribuição será realizada pela Paris Filmes.
A produção também deu origem a um livro ‘Jorge da Capadócia: Os Bastidores do Primeiro Filme Sobre o Santo Guerreiro’. Após a publicação em português, o livro agora é lançado em turco. Escrito por Alexandre Machafer e Crib Tanaka, a obra apresenta os bastidores do filme.
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica
Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II