Joe Biden sorri e comemora para câmera - Getty Images
Estados Unidos

Joe Biden é eleito o novo presidente dos EUA

O democrata atingiu a pontuação necessária após a contagem nas urnas da Pensilvânia e será o mais velho a assumir o cargo na história

Wallacy Ferrari e Alana Sousa Publicado em 07/11/2020, às 12h00

No começo da tarde deste sábado, 7, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. A projeção, no entanto, ainda não é o anúncio oficial, mas é o suficiente para que seus eleitores comemorem.

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.

Completando 78 anos de idade no próximo dia 20 de novembro, Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória na tarde da última quarta-feira, 4, antes mesmo do encerramento da apuração.

O atual presidente alegou fraude eleitoral e não apresentou provas para a alegação, afirmando que acionará juridicamente a empresa responsável pela contagem, em uma tentativa de interromper o levantamento dos votos. “Nossos advogados pediram acesso significativo, mas de que adianta? O dano já foi feito à integridade de nosso sistema e à própria eleição presidencial”, disse Trump, na noite de anteontem, via Twitter.

Our lawyers have asked for “meaningful access”, but what good does that do? The damage has already been done to the integrity of our system, and to the Presidential Election itself. This is what should be discussed!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 4, 2020
Biden e Obama em comício durante campanha presidencial de 2008 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Carreira política de Biden

Em 1972, Joe iniciou a carreira política como senador após uma projeção regional bem-sucedida como advogado, sendo eleito pelo estado de Delaware, aos 30 anos de idade. Porém, no mesmo ano, viveu uma tragédia enquanto estava em seu gabinete, em Washington; a esposa e a filha faleceram em um acidente automotivo, com outros dois filhos com três e quatro anos de idade ficando em estado gravíssimo.

O apreço estadual pelo senador, no entanto, não foi abalado; Biden ainda foi eleito nas três décadas seguintes, exercendo o cargo de senador até 15 de janeiro de 2009. Durante o tempo, foi Presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e Presidente do Comitê de Judiciário do Senado.

O trabalho no senado só foi interrompido após se aliar ao outro senador Barack Obama para disputar a corrida presidencial de 2008, saindo com a vitória e sendo o vice-presidente dos Estados Unidos por dois mandatos, entregando o cargo para Mike Pence, vice de Trump, em 20 de janeiro de 2017.

Estados Unidos eleição presidência votação Joe Biden Obama Trump

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro