O ex-presidente terminou sua caravana pelo Nordeste brasileiro nesta quinta-feira, 26, com o ritual da religião de matriz africana
Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 26/08/2021, às 21h00
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teminou nesta quinta-feira, 26, sua caravana pelo Nordeste brasileiro. Um dos últimos lugares que visitou foi a capital da Bahia, onde passou por um terreiro de candomblé, conforme repercutido pela Rolling Stone.
A equipe do petista capturou em vídeo o momento em que ele foi benzido com o chamado "banho de pipoca", que é usado para "limpeza espiritual do corpo", segundo explicado pelo o antropólogo Fernando Batista para o site Oxe Recife.
Uma curiosidade é que o político participou da mesma tradição durante sua campanha de 2002, meses antes de ser eleito para seu primeiro mandato presidencial. Quem apontou o paralelo foi o fotógrafo João Wainer, através de seu Instagram:
"Impressionante a semelhança. Arrasta para o lado e veja como esse momento registrado ontem pela equipe do Lula em Salvador é parecido com a foto que eu fiz dele na mesma Salvador durante a campanha de 2002, pouco antes dele se tornar presidente pela primeira vez. É a história se repetindo 20 anos depois", descreveu ele.
João acrescentou ainda que, em ambos os registros, é possível ver as parceiras românticas do petista. Na foto de 2002, é possível ver Dona Marisa, e no vídeo recente, quem está visível é Rosângela da Silva, conhecida pelo apelido de "Janja".
Confira a publicação que faz a comparação abaixo.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro