Instituto de Exploração e Centro de Oceanografia Arqueológica da Universidade de Rhode Island - Instituto de Exploração e Centro de Oceanografia Arqueológica da Universidade de Rhode Island
Submarino

Imagem de bota no Oceano Atlântico não é do submarino que implodiu

Imagem que chamou atenção em publicação não é dos destroços do submarino que implodiu

Redação Publicado em 23/06/2023, às 14h51

Nas redes sociais, o desfecho do caso do submarino que desapareceu no Oceano Atlântico ao tentar alcançar os destroços do Titanic viralizou entre internautas nos últimos dias. Na última quinta-feira, 22, a Guarda Costeira dos EUA informou que o submarino implodiu e que os cinco tripulantes a bordo faleceram.

A notícia veio após as autoridades encontrarem destroços do Titan, submersível da OceanGate, próximo ao local de descanso do Titanic. Com isso, um post feito no Twitter confunde os leitores ao mostrar a imagem de uma bota, que repousa no Oceano, com a informação dos destroços do submersível

A 'estrutura de pouso e uma tampa traseira' do submarino #Titanic estava nos destroços encontrados", diz a legenda da publicação. 

Enquanto alguns internautas questionaram a bota presente na imagem, o próprio Twitter adicionou uma nota na publicação que enfatiza que o calçado é, na verdade, dos destroços do Titanic. "Esta foto é de um artigo de notícias de 2020 sobre a recuperação de um rádio dos destroços do Titanic", explica a rede social. 

The #Titanic sub's "landing frame and a rear cover" was in the found debris.#Titan#OceanGate #TitanicRescue #titanicsubmarine #submarino #submarinemissing pic.twitter.com/TkiC7i2VoJ

— Shah (@S0101019) June 22, 2023

Foto antiga

A Sky News, em cobertura ao vivo sobre o caso do submarino, alega que a imagem passou a circular também no TikTok, enquanto muitos alegam que o item compreende os destroços do submarino. 

A foto foi tirada em 2004. Um fato que compra isso é que o registro das botas no fundo do oceano já foi utilizado para ilustrar notícias de anos anteriores que tem como tema o naufrágio do Titanic. Ou seja, a informação de que o registro compreende os restos do Titan é falsa. 

Além disso, o clique foi fornecido através do Instituto de Exploração e Centro de Oceanografia Arqueológica da Universidade de Rhode Island e também pelo Escritório de Exploração Oceânica da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. 

tragédia restos oceano submarino titanic destroços carcaça

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro