Á esquerda imagem da Ilha das Cabras e á direita imagem de Gilberto Miranda - Reprodução/Vídeo/G1
Gilberto Miranda

Ilha de ex-senador Gilberto Miranda voltará a ser patrimônio público

A Ilha das Cabras de Gilberto Miranda é alvo de disputa judicial

Redação Publicado em 05/09/2022, às 18h31

A Ilha das Cabras, que há 30 anos havia sido transformada em propriedade privada pelo senador Gilberto Miranda, virou alvo de disputa judicial. Em reportagem, o Fantástico, da TV Globo, mostrou o local que voltará a ser patrimônio público.

Em 1989, o então senador, destruiu parte de um morro da ilha ao construir um muro de arrimo, com o objetivo de criar uma praia artificial. Gilberto Miranda conseguiu, então, autorização da Secretaria do Patrimônio da União, para ocupar a ilha. Em 1991, ele continuava fazendo obras no local, o que não seria permitido neste caso. Como consequência, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública.

Em junho, 33 anos após várias denúncias, é que ele foi condenado a pagar mais de R$ 14 milhões, mais multas e indenização, além de deixar de ser dono do local. Localizada a 200 quilômetros da capital paulista, no Canal de São Sebastião, a ilha agora faz parte do Parque Estadual de Ilhabela e é uma área de preservação ambiental. 

Patrimônio público

Gilberto Miranda já respondeu a 18 processos, sendo um deles por um suposto pagamento de propina. No entanto, em nenhum deles foi condenado. Promotores e ambientalistas, em parceria com a Unesco, pretendem transformar o local em um Museu da Cultura do Litoral Norte.

República ilha refúgio Gilberto Miranda

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos