Idoso foi resgatado após 7 dias desaparecido - Divulgação
Idoso

Idoso é resgatado após 7 dias desaparecido em área rural de Minas Gerais

Homem de 60 anos localizado no último domingo pelo Corpo de Bombeiros relatou ter bebido água da chuva para sobreviver

Giovanna Gomes Publicado em 09/12/2024, às 11h52

Um idoso de 60 anos de idade foi encontrado após sete dias desaparecido na comunidade rural de Riacho Buriti, em Pedras de Maria da Cruz, Minas Gerais. Ele foi localizado neste domingo pelo Corpo de Bombeiros com sinais vitais estáveis, apesar de desidratado e debilitado.

De acordo com familiares, o idoso foi visto pela última vez na manhã de 2 de dezembro. Ele estava descalço e caminhava em direção à casa de sua irmã carregando uma enxada. As buscas começaram no mesmo dia, mas foram dificultadas pelas chuvas intensas na região.

No dia seguinte, o 8º Pelotão de Bombeiros Militar de Januária assumiu a operação, concentrando esforços na última área conhecida. A fim de ampliar a busca, solicitaram apoio ao canil do 7º BBM, que enviou dois militares e o cão farejador Zeus, especializado em localizar pessoas vivas em áreas rurais.

Segundo o portal O Globo, os bombeiros também utilizaram um drone com câmera térmica para mapear áreas de mata, riachos e trilhas próximas, cobrindo terrenos de difícil acesso. A estratégia integrada de buscas terrestres e aéreas foi fundamental para o avanço da operação.

Em local próximo a uma lagoa, os bombeiros encontraram as roupas usadas pelo idoso no dia do desaparecimento. Com essa pista, as buscas foram intensificadas em um raio de oito quilômetros.

Poucas horas depois, o idoso foi localizado nu, deitado sob uma árvore, apresentando desidratação severa após ter enfrentado uma semana de chuvas e calor intenso. Ele relatou ter sobrevivido bebendo água da chuva e de lagoas próximas.

Resgate aeromédico

Dada sua condição delicada e o difícil acesso ao local, a 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA), de Montes Claros, foi acionada para realizar o resgate aeromédico. Após receber os primeiros socorros no local, o idoso foi transportado com quadro estável para a Santa Casa de Montes Claros, onde segue em recuperação.

Minas Gerais idoso desaparecido resgatado água da chuva desidratado

Leia também

Paul Mescal revela que mentiu para conseguir primeiro grande papel


Suposto vidente afirma que Terceira Guerra Mundial terá início em 2025


Incêndio em shopping resulta na morte de mais de 500 animais nos EUA


Rei Charles lamenta morte de pessoa relacionada à família real em ataque nos EUA


Morre Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo, aos 116 anos


Freira brasileira é apontada como pessoa mais velha do mundo