Cena icônica do filme 'Titanic', de James Cameron - Reprodução/Disney
Titanic

Porta da 'discórdia' do filme Titanic é leiloada por 3,5 milhões de reais

Alvo de discussão sobre destino de Jack e Rose em Titanic, porta de madeira foi vendida em leilão no último sábado, 23

Fabio Previdelli Publicado em 26/03/2024, às 10h50 - Atualizado às 13h16

Lançado em 1997, 'Titanic' é um dos grandes clássicos da história do cinema. Quase três décadas após sua estreia, a produção de James Cameron ainda ocasiona debates por conta de um assunto: a porta de madeira que salvou Rose poderia abrigar Jack?

+ Fim do mistério: Jack poderia ter sobrevivido na porta com Rose em 'Titanic'?

Seja qual o seu lado nessa discussão, é fato que a porta se tornou um dos grandes adereços usados nas gravações. Por conta de tudo isso, o item acabou sendo vendido em leilão da Heritage Auctions, no último sábado, 23, por 718 mil dólares (algo na casa dos R$ 3,5 milhões)

Segundo a própria Heritage Auctions, a porta foi descrita como um "suporte de flutuação heroico original feito de madeira balsa trabalhada com detalhes florais ornamentados e curvas de rolagem — motivos de design predominantes na arquitetura rococó".

Além disso, a casa de leilão aponta que a peça de madeira foi inspirada na porta completa recuperada dos destroços do Titanic que naufragou em 1912. "O diretor James Cameron visitava regularmente o museu ao fazer pesquisas para o filme vencedor do Oscar, o que o inspirou a criar um pedaço de entulho semelhante para encenar os emocionantes momentos finais de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet)", diz o site.

Pedaço da porta usado nas filmagens de Titanic - Heritage Auctions

 

Apesar do objeto parecer uma porta, a descrição colocada pela casa de leilão aponta que "a estrutura ornamentada era, na verdade, parte da moldura da porta logo acima da entrada do saguão da primeira classe".

O icônico adereço causou muito debate entre os fãs, muitos dos quais argumentaram que o painel de madeira flutuante poderia ter aguentado Jack e Rose — tornando sua decisão fatídica de permanecer na água gelada um gesto vazio", finaliza o texto.

Outros itens vendidos

Embora a porta tenha sido o item de maior valor ofertado no leilão, ela não foi o único objeto a ser vendido no leilão organizado pela Heritage Auctions e a rede de restaurantes temáticos Planet Hollywood.

Segundo a CNN Brasil, as empresas organizaram em evento que leiloou mais de 1.600 itens usados em diversos clássicos de Hollywood, como o chicote de Indiana Jones em 'O Templo da Perdição' e o banco de 'Forrest Gump'.

Leilão notícias Cinema filme Hollywood Jack titanic James Cameron Indiana Jones Forrest Gump rose porta Heritage Auctions Planet Hollywood

Leia também

Roubo de 22 toneladas de queijo cheddar gera quase R$ 2 milhões de prejuízo na França


Gêmeas criam podcast e desvendam assassinato do pai após 35 anos


Os planos de Erik Menendez caso deixe a cadeia após mais de 30 anos


O membro da família real que nunca perdoará Harry — e não é o irmão William


Obsessão de John Lennon e Yoko Ono é exposta em novo livro


Mulher de 105 anos revela segredo da longevidade: 'Beba cerveja e não case'