Alexei Moskalyov ao lado do desenho de sua filha - Divulgação/OVD-Info
Rússia

Homem ficou 22 meses preso por compartilhar desenho de filha contra Invasão russa

Cidadão russo fo condenado por desacreditar as forças armadas do país ao compartilhar desenho de sua filha, então com 13 anos; entenda!

Redação Publicado em 16/10/2024, às 15h45

Um cidadão russo, Alexei Moskalyov, foi libertado após cumprir pena por desacreditar as forças armadas do país, fato este que teve início com uma ilustração feita por sua filha.

Em março de 2023, Moskalyov foi condenado devido a publicações em redes sociais, que ganharam atenção das autoridades após um desenho de sua filha, então com 13 anos, que expressava oposição à operação militar russa.

Moskalyov foi solto após cumprir 22 meses de prisão, conforme informou na terça-feira, 15, um grupo que monitora detenções políticas. A controvérsia começou quando sua filha criou uma imagem na Escola Yefremov Nº 9, ilustrando mísseis sobrevoando uma bandeira russa em direção a uma mulher e uma criança, acompanhada das frases "Não à guerra" e "Glória à Ucrânia".

+ Americano de 72 anos é condenado a seis anos de prisão por lutar na Ucrânia

Polêmica prisão

Inicialmente condenado a dois anos de reclusão por suas postagens nas redes sociais, Moskalyov fugiu do país, mas foi detido na Bielorrússia e extraditado para a Rússia. Posteriormente, sua sentença foi reduzida para um ano e dez meses.

O grupo OVD-Info, responsável por divulgar sua libertação, relatou que Moskalyov afirmou ter sido questionado por agentes do Serviço Federal de Segurança antes de sua soltura, sugerindo a busca de motivos para novas acusações contra ele.

Desde o envio de tropas à Ucrânia em fevereiro de 2022, a Rússia intensificou a repressão às críticas ao seu exército e às operações no território ucraniano. Diversos críticos proeminentes da guerra foram condenados a penas severas — alguns até 25 anos —, sendo posteriormente libertados e enviados ao exterior em um amplo intercâmbio de prisioneiros com o Ocidente em agosto.

Rússia notícias Ucrânia prisão desenho invasão russa Alexei Moskalyov

Leia também

Após discussão, piloto tranca copiloto para fora da cabine durante voo


Até Michael Jackson foi envolvido em 'memes' sobre o caso Diddy


A verdadeira explicação para a 'porta' identificada na Antártica


Lucy Letby: Enfermeira causou overdose de morfina a bebê antes do primeiro crime


Brasileiro rebate críticas à reconstrução facial de herói nacional tcheco


Dinamarquês quebra recorde com abóbora gigante em concurso